
Movimentos da Esquerda fazem manifestações em diversas capitais contra anistia e PEC da Blindagem
Movimentos de esquerda voltam às ruas neste domingo (21) para protestar contra o PL (Projeto de Lei) da Anistia e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem. Pela manhã, ocorrem os atos em Brasília e em capitais como Salvador, Belo Horizonte e Maceió. Já pela tarde, estão previstas manifestações em São Paulo, Rio […]

Movimentos de esquerda voltam às ruas neste domingo (21) para protestar contra o PL (Projeto de Lei) da Anistia e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem.
Pela manhã, ocorrem os atos em Brasília e em capitais como Salvador, Belo Horizonte e Maceió. Já pela tarde, estão previstas manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras cidades.
Frentes de movimentos sociais, parlamentares e sindicatos recebem o apoio da classe artística, com shows marcados para durante as manifestações.
No Rio de Janeiro, estão previstas as participações de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan. Já na Bahia, Daniela Mercury e Wagner Moura estarão em ato em Salvador.
No campo da política, o ato no Rio também deve contar com a presença dos líderes do PT e do PSOL na Câmara dos Deputados, respectivamente Lindbergh Farias e Talíria Petrone. Já a primeira vice-líder do PSB, Tabata Amaral, e Guilherme Boulos (PSOL) comparecem à manifestação em São Paulo.
Os atos começaram a ser articulados entre terça (16) e quarta-feira (17), em meio ao avanço na Câmara dos dois projetos que estão na mira dos protestos.
Aprovada pela Câmara na terça, a PEC da Blindagem visa estabelecer um aval do Legislativo — e em votação secreta — para a abertura de processos judiciais contra parlamentares e estender o foro privilegiado a presidentes de partido.
E, na quarta, o plenário da Casa aprovou que um projeto de lei pela anistia a condenados pelo 8 de Janeiro e outros casos relacionados tramite em regime de urgência (ou seja: sem precisar passar pelas comissões temáticas da Câmara).
Ambos os projetos avançaram em paralelo, com apoio de partidos do centrão, em meio às insatisfações de deputados com a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre emendas parlamentares e processos que miram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — recentemente condenado por golpe de Estado — e aliados.
No Senado, a PEC da Blindagem deve tramitar sem urgência e ser apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde já enfrenta resistências — a começar pelo seu relator, Alessandro Vieira (PSD-SE), que é manifestamente contrário ao texto aprovado pela Câmara.
Já o PL da Anistia, agora conta com a relatoria de Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que tem articulado para transformar o projeto em uma ferramenta para diminuir penas de condenados. A estratégia que tem gerado críticas à direita.
Em paralelo às críticas ao PL da Anistia e à PEC da Blindagem, setores mais ligados ao governo Lula — como parlamentares do PT — convocam para os protestos também com defesas a projetos de interesse do Palácio do Planalto, como o que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF). A proposta enfrenta entraves para avançar na Câmara, em meio à pressão da oposição para que a Casa priorize a pauta da anistia.
O presidente Lula (PT) já sinalizou que vetaria um projeto de lei pela anistia que chegasse à sua mesa para sanção, e afirmou que a PEC da Blindagem “não é uma coisa séria”.
A bancada do PT na Câmara, que tem 67 deputados, foi totalmente contrária à urgência para a anistia. Porém, em relação à PEC da Blindagem, após liberação pela liderança, o partido chegou a dar 12 votos favoráveis para a proposta, com a perspectiva de que o avanço do texto poderia travar a pauta da anistia.
Últimas notícias

Governador Paulo Dantas anuncia pagamento de segunda parcela dos precatórios do Fundef para mais de 23 mil professores

Caminhão transportando bois tombou na zona rural de Traipu
.png)
Fase Semifinal da Série B do Alagoano começa neste sábado; Cruzeiro enfrenta o Dimensão

Homem é preso acusado de adquirir e armazenar imagens envolvendo pornografia infantil, em Maceió
.webp)
PCC usa postos de combustíveis e motéis para lavagem de dinheiro, aponta operação

Motociclista morre e outras duas pessoas ficam feridas após colisão envolvendo duas motos, em Inhapi

Polícia Militar apreende 80 kg de drogas em residência desocupada no bairro da Ponta Grossa, em Maceió

PM prende suspeito e apreende uma pistola e maconha na Vila São José, em Arapiraca
