
Brasil termina Bola de Ouro sem nenhum vencedor; veja como foi a premiação
Foram conhecidos nesta segunda-feira (22) as melhores jogadoras e jogadores da temporada de 2024 e 2025. Ousmane Dembélé foi o grande vencedor da Bola de Ouro, que teve o prêmio entregue das mãos de Ronaldinho Gaúcho, penúltimo brasileiro a vencer a Bola de Ouro – último foi o Kaká em 2007. Lamine Yamal, ficou com […]

Foram conhecidos nesta segunda-feira (22) as melhores jogadoras e jogadores da temporada de 2024 e 2025. Ousmane Dembélé foi o grande vencedor da Bola de Ouro, que teve o prêmio entregue das mãos de Ronaldinho Gaúcho, penúltimo brasileiro a vencer a Bola de Ouro – último foi o Kaká em 2007. Lamine Yamal, ficou com a segunda posição. Já no feminino, pelo terceiro ano seguido, a espanhola Aitana Bonmatí ficou com a Bola de ouro.
O Brasil teve indicados em seis categorias, porém, terminou a noite sem nenhuma premiação.
Melhor jogador
Melhor jogadora
Melhor treinador de time feminino
Melhor goleiro
Melhor time
Melhor jogador sub-21
Estevão, que concorreu na categoria Kopa, foi o brasileiro melhor colocado, ficando na quarta posição. O Brasil ainda concorre a melhor jogara do ano no jogo contra o Peru que terminou com o gol de Andreas Pereira, hoje o Palmeiras. Resultado sai no dia 23 de setembro, às 11h, e quem votar concorre a um par de ingresso para a premiação de 2026.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A rainha Marta, seis vezes a melhor do mundo, concorreu, junto com a jogadora Amanda Gutierres, do Palmeiras, na categoria principal, melhor jogadora, mas as atletas ficaram na 12ª e 21ª, respectivamente. Já no masculino, Vini Júnior, que ficou com a segunda posição no ano passado, ficou de fora do top 10 neste ano. Por outro lado, Raphinha, do Barcelona, foi o representante do Brasil, mas ficou com a quinta posição.
O treinador Arthur Elias, da Seleção Brasileira Feminina, concorreu pelo segundo ano seguido a premiação de melhor treinado de futebol feminino, contudo, perdeu o troféu para Sarina Wiegman, técnica da Inglaterra e três vezes consecutiva campeã da Eurocopa. Já em melhor goleiro, Alisson também não conseguiu triunfar, o mesmo do Botafogo, que não levou como melhor time.
A cerimônia da Bola de Ouro deste ano ficou marcou que igualdade nas premiações entre homens e mulheres. Foi a primeira vez que as jogadoras concorrem nas categorias Yashin, que elege o melhor goleiro, Kopa, que escolhe o melhor jogador sub-21, e Gerd Muller, para a artilheira do campeonato. Como de costume, teve homenagens a ídolos do esporte que morreram, neste ano, a homenagem foi para Diogo Jota, André Silva, que morreram e um acidente de carro na Espanha em julho deste ano.
Confira os vencedores do Bola de ouro 2025:
Bola de ouro
Masculino – Ousmane Dembélé
Ousmane Dembélé fica com a Bola de Ouro de 2025 │Reprodução/X/@ballondor
“Bola de ouro não era um objetivo da minha carreira, mas receber um troféu desses é muito bom. Quero agradecer toda essa geração da França, crescemos e evoluímos, agradecer ao técnico da França que sempre me chamou e me apoiou”, disse o jogador que até uns anos atrás nem era cogitado para estar na lista da Bola de Ouro.
Feminino – Aitana Bonmatí
Aitana Bonmatí vence Bola de ouro pela Terceira vez seguida Reprodução/X/@ballondor
Pelo terceiro ano seguido, a espanhola Aitana Bonmatí, foi a Bola de Ouro do feminino. Desbancou Mariona Caldentey. “Terceira vez aqui, já não sei mais o que falar. “Esse ano é o primeiro que temos os menos prêmios que os homens, essa igualdade que vinhamos pedido e hoje conseguimos”, disse.
Prêmio Sócrates – Xana Fundación
Fundação dedicada a filha do técnico Luiz Henrique, que morre em 2019, aos 9 anos, em decorrência de um osteossarcoma, um tipo de câncer ósseo.
Our 2025 Socrates Award winner is the Xana Foundation! #PrixSocrates with @peaceandsport #ballondor pic.twitter.com/iPsmCZOzzJ
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
Clube do ano
Masculino – PSG
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ballon d’Or (@ballondorofficial)
Feminino – Arsenal
Arsenal se reestruturou na Champions League e foi campeã da competição em cima do Barcelona, de virada, porque perdeu o primeiro jogo, mas venceu o segundo. “Invistam nas mulheres e no futebol feminino, é bom para todos”, declarou o time inglês.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ballon d’Or (@ballondorofficial)
Troféu Gerd Muller
Masculino – Viktor Gyokeres
“Ser capaz de estar aqui diante de você sé uma sensação incrível, eu sempre tive fome por gols e é uma honra receber esse prêmio, então obrigada família”, disse Viktor durante ao receber o prêmio.
Feminino – Ewa Pajor
Emocionada, a jogadora do Barcelona relembrou seu passado até chegar ao Barcelona, e falou sobre a importância de valorização do futebol feminino. “Aquela garota da cidadezinha da Polônia nunca imaginava estar aqui representando o Barcelona e a Polônia, sem vocês nunca teria conseguido ganhar”, disse, relembrando que esse foi o primeiro ano que a Polônia conseguiu se disputar para a Eurocopa.” Estou orgulhosa de fazer parte do crescimento do futebol feminino”, concluiu.
Troféu Yashin
Confira os vencedores:
🧤 GIANLUIGI DONNARUMMA AND HANNAH HAMPTON THE 2025 YACHINE TROPHY WINNERS!#ballondor pic.twitter.com/fkUGyIwBzW
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
Masculino – Gianluigi Donnarumma
Gianluigi Donnarumma, campeão da Champions League com o PSG, e recém-contratado pelo Manchester City, agradeceu a premiação. “Uma honra receber esse prêmio. Estou muito feliz pelo meu desempenho na temporada passada, graças a meus companheiros estou aqui nesse palco”, disse. Apesar do título conquistado no time francês, Donnarumma foi para a Inglaterra por causa de um processo de renovação no PSG. “Nossa temporada foi formidável, mas agora estou focado na minha nova aventura, quero agradecer o Manchester City, temos muitos objetivos que quero alcançar”.
Feminino – Hanna Hampton
“É uma conquista minha, mas muito mais das goleiras do futebol feminino e tem outras jogadoras que dividem esse prêmio comigo, quero agradecer minha família. Agradecer Sarina que teve confiança em mim na Seleção”, disse a goleira da Seleção inglesa e que também defende o Chelsea.
Troféu Cruyff
Masculino – Luiz Henrique
Apesar de não ter comparecida à premiação por causa do jogo entre PSG e Olympique, Luiz Henrique enviou um recado para agradecer a conquista. “Momento de agradecer minha família, porque também é especial para eles, agradecer a todos do PSG, fizeram um ano incrível”, declarou.
Feminino – Sarina Wiegman
Vencedora de três edições seguidas da Eurocopa Feminina, Sarina Wiegman desbancou Arthur Elias e foi eleita a melhor treinadora de time feminino. Ela ficou com a taça de 2017, com a Holanda, e Inglaterra, em 2022 e 2024. “Que honra é esse prêmio após um torneio muito especial. Quero agradecer as jogadoras, a comissão técnica, a todos. Quebramos recorde juntos. Esse prêmio não é algo pessoal, é o reconhecimento do futebol feminino, ta trajetória e do que fizemos até agora. Precisamos assumir as responsabilidade e nos mantermos, espero continuar nossa luta contra o racismo. Futebol sempre deveria unir”.
Troféu Kopa
Feminino – Vicky Lopes
Welcome to the Kopa Trophy winners club Vicky! #ballondor pic.twitter.com/yOjRe9nbCf
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
“Dedico esse prêmio a minha mãe que está no céu, ela me torna uma jogadora cada dia melhore. Também quero agradecer ao Real Madrid feminino e todas as pessoas que me apoiaram nesses primeiros passos, desde sub-17 até a seleção, também não posso esquecer no Barcelona”, disse a jogadora do Barcelona.
Masculino – Lamine Yamal
LAMINE YAMAL IS THE 2025 KOPA TROPHY!
The 18-year-old Spanish wonder boy is the first to do it back-to-back!! ✨🇪🇸#TrophéeKopa #ballondor pic.twitter.com/7yuzJEMeMy
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
Leia também
Vini Jr. fica fora do top-10 na Bola de Ouro após vice em 2024
Fonte: Jovem Pan
Últimas notícias

Governador Paulo Dantas anuncia pagamento de segunda parcela dos precatórios do Fundef para mais de 23 mil professores

Caminhão transportando bois tombou na zona rural de Traipu
.png)
Fase Semifinal da Série B do Alagoano começa neste sábado; Cruzeiro enfrenta o Dimensão

Homem é preso acusado de adquirir e armazenar imagens envolvendo pornografia infantil, em Maceió
.webp)
PCC usa postos de combustíveis e motéis para lavagem de dinheiro, aponta operação

Motociclista morre e outras duas pessoas ficam feridas após colisão envolvendo duas motos, em Inhapi

Polícia Militar apreende 80 kg de drogas em residência desocupada no bairro da Ponta Grossa, em Maceió

PM prende suspeito e apreende uma pistola e maconha na Vila São José, em Arapiraca
