
STF tem maioria para restringir à Corte autorização de buscas no Congresso
O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para restringir à Corte o poder de autorizar operações de busca e apreensão em todos os locais sob administração do Congresso Nacional, inclusive em imóveis funcionais. O caso é analisado em plenário virtual, formato em que não há debates entre os ministros. Os votos restantes podem ser registrados até a próxima […]

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para restringir à Corte o poder de autorizar operações de busca e apreensão em todos os locais sob administração do Congresso Nacional, inclusive em imóveis funcionais.
O caso é analisado em plenário virtual, formato em que não há debates entre os ministros. Os votos restantes podem ser registrados até a próxima sexta-feira (26).
O placar está em 6×0. O ministro relator Cristiano Zanin foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Flávio Dino, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Para Zanin, cabe exclusivamente ao STF a supervisão de investigações criminais que envolvam autoridades com foro especial.
De acordo com o ministro, mesmo que o parlamentar não seja o alvo direto da apuração, a realização de buscas no Congresso ou em imóveis funcionais interfere, ainda que de forma indireta, no exercício de suas funções legislativas.
“A relevância da discussão, repise-se, decorre da finalidade central da prerrogativa de função: a preservação da independência e autonomia no exercício dos mandatos parlamentares. Ao assegurar que certas medidas investigativas sejam supervisionadas pelo Tribunal competente, busca-se, como dito, proteger não a pessoa em si, mas a função pública que ela exerce”, escreveu o relator.
A ação foi movida pela Mesa Diretora do Senado em 2016, em questionamento a uma operação autorizada pela Justiça Federal de Brasília sobre esquema para interferir nas investigações da Lava Jato contra parlamentares.
O julgamento ocorre em meio ao acirramento das tensões entre Legislativo e Judiciário. Na última semana, a Câmara aprovou a chamada PEC da Blindagem, que limita a possibilidade de prisão em flagrante de deputados e senadores e condiciona a abertura de ações penais contra eles à autorização do Legislativo.
Últimas notícias

Governador Paulo Dantas anuncia pagamento de segunda parcela dos precatórios do Fundef para mais de 23 mil professores

Caminhão transportando bois tombou na zona rural de Traipu
.png)
Fase Semifinal da Série B do Alagoano começa neste sábado; Cruzeiro enfrenta o Dimensão

Homem é preso acusado de adquirir e armazenar imagens envolvendo pornografia infantil, em Maceió
.webp)
PCC usa postos de combustíveis e motéis para lavagem de dinheiro, aponta operação

Motociclista morre e outras duas pessoas ficam feridas após colisão envolvendo duas motos, em Inhapi

Polícia Militar apreende 80 kg de drogas em residência desocupada no bairro da Ponta Grossa, em Maceió

PM prende suspeito e apreende uma pistola e maconha na Vila São José, em Arapiraca
