
Deputados discutem impactos da mineração em Craíbas
"É um assunto muito técnico", diz presidente da Comissão
Por Redação NN1- Claudio Barbosa
24 de Setembro de 2025 às 14:24

Na manhã desta quarta-feira (24) foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Craíbas, na região Agreste de Alagoas, para tratar das atividades da Mineração Vale Verde (MVV) - que é responsável pela exploração de cobre na Mina Serrote. A audiência foi promovida por uma comissão de deputados estaduais, presidida por Ronaldo Medeiros. Também estiveram presentes os parlamentares Fernando Pereira, Ricardo Nezinho e Silvio Camelo, a defensora pública estadual Brígida Barbosa e o defensor da União (DPU), Diogo Alves.
Em seu pronunciamento, o vereador Nando Rosendo destacou os problemas causados pelas explosões, ruídos e poeira, que vêm afetando diretamente comunidades como Pau Ferro, Lagoa do Mel, Ipojuco, Umbuzeiro, entre outras. De acordo com o parlamentar, muitas famílias estão com suas casas interditadas e necessitam de auxílio imediato. O vereador também fez um apelo à Mineração Vale Verde e ao Poder Público para que adotem medidas urgentes em apoio à população.
Os vereadores Márcio César, José Marcos, Valdinho Mantega, Henrique NT e Beba Cândido também participaram da audiência, juntamente com representantes de famílias moradoras nas comunidades de Torrões, Ipojuco, Lagoa do Mel, Pau Ferro, Umbuzeiro, entre outras. O encontro ainda contou com representantes da Semarh, Secretaria de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Ministério Público.
Presidente da Comissão, deputado Ronaldo Medeiros, concedeu entrevista coletiva - onde afirmou que será elaborado um documento a ser levado aos órgãos competentes e, também, ser encaminhado a Brasília (DF).
Medeiros esclareceu que, nesse primeiro momento, foi feita uma escuta da população e das autoridades locais. O deputado anunciou que será agendada uma nova visita a Craíbas, para ir até a Mineradora.
" É um assunto muito técnico. Nós vamos levar para os órgãos, para que os técnicos passem para a Assembleia quais são os problemas, de onde vem esses problemas e quais são as causas"- destacou.
Ronaldo Medeiros ressaltou os recursos trazidos pela empresa, mas alertou que a Assembleia Legislativa está atenta as consequências para a população. Foram lembrados episódios ocorridos em Maceió e Brumadinho (MG).
Últimas notícias

Governador Paulo Dantas anuncia pagamento de segunda parcela dos precatórios do Fundef para mais de 23 mil professores

Caminhão transportando bois tombou na zona rural de Traipu
.png)
Fase Semifinal da Série B do Alagoano começa neste sábado; Cruzeiro enfrenta o Dimensão

Homem é preso acusado de adquirir e armazenar imagens envolvendo pornografia infantil, em Maceió
.webp)
PCC usa postos de combustíveis e motéis para lavagem de dinheiro, aponta operação

Motociclista morre e outras duas pessoas ficam feridas após colisão envolvendo duas motos, em Inhapi

Polícia Militar apreende 80 kg de drogas em residência desocupada no bairro da Ponta Grossa, em Maceió

PM prende suspeito e apreende uma pistola e maconha na Vila São José, em Arapiraca
