Deputados discutem impactos da mineração em Craíbas

"É um assunto muito técnico", diz presidente da Comissão

Por Redação NN1- Claudio Barbosa 24 de Setembro de 2025 às 14:24
Compartilhe Google News
Deputados discutem impactos da mineração em Craíbas

Na manhã desta quarta-feira (24) foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Craíbas, na região Agreste de Alagoas, para tratar das atividades da Mineração Vale Verde (MVV) - que é responsável pela exploração de cobre na Mina Serrote. A audiência foi promovida por uma comissão de deputados estaduais, presidida por Ronaldo Medeiros. Também estiveram presentes os parlamentares Fernando Pereira, Ricardo Nezinho e Silvio Camelo, a defensora pública estadual Brígida Barbosa e o defensor da União (DPU), Diogo Alves.

Em seu pronunciamento, o vereador Nando Rosendo destacou os problemas causados pelas explosões, ruídos e poeira, que vêm afetando diretamente comunidades como Pau Ferro, Lagoa do Mel, Ipojuco, Umbuzeiro, entre outras. De acordo com o parlamentar, muitas famílias estão com suas casas interditadas e necessitam de auxílio imediato. O vereador também fez um apelo à Mineração Vale Verde e ao Poder Público para que adotem medidas urgentes em apoio à população.

Os vereadores Márcio César, José Marcos, Valdinho Mantega, Henrique NT e Beba Cândido também participaram da audiência, juntamente  com representantes de famílias moradoras nas comunidades de Torrões, Ipojuco, Lagoa do Mel, Pau Ferro, Umbuzeiro, entre outras.  O encontro ainda contou com representantes da Semarh, Secretaria de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Ministério Público.

Presidente da Comissão, deputado Ronaldo Medeiros, concedeu entrevista coletiva - onde afirmou que será elaborado um documento a ser levado aos órgãos competentes e, também, ser encaminhado a Brasília (DF).

Medeiros esclareceu que, nesse primeiro momento, foi feita uma escuta da população e das autoridades locais. O deputado anunciou que será agendada uma nova visita a Craíbas, para ir até a Mineradora.

" É um assunto muito técnico. Nós vamos levar para os órgãos, para que os técnicos passem para a Assembleia quais são os problemas, de onde vem esses problemas e  quais são as causas"- destacou.

Ronaldo Medeiros ressaltou os recursos trazidos pela empresa, mas alertou que a Assembleia Legislativa está atenta as consequências para a população. Foram lembrados episódios ocorridos em Maceió e Brumadinho (MG).