Ciclovia do Trabalhador leva Arapiraca ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025

Iniciativa reconhece os avanços da gestão municipal na promoção de transporte ecológico e acessível

Por Redação NN1 com Ascom Arapiraca 17 de Outubro de 2025 às 11:50
Compartilhe Google News
Ciclovia do Trabalhador leva Arapiraca ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025
Imagem: Ascom Arapiraca
Arapiraca segue se destacando no cenário nacional quando o assunto é mobilidade urbana. O município foi habilitado para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025 e já recebeu o selo do programa, promovido pelo Ministério das Cidades, com a Ciclovia do Trabalhador, maior obra de mobilidade urbana de Alagoas, que é realizada pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

O prêmio tem como objetivo valorizar iniciativas que promovem o uso da bicicleta como ferramenta de inclusão, mobilidade e transformação social em todo o território nacional, reconhecendo as boas práticas que incentivam a melhoria das condições de mobilidade urbana nas cidade.

 

A edição de 2025 contempla seis categorias: cultura da bicicleta, sustentabilidade, desenvolvimento, planejamento, conscientização e saúde e qualidade de vida. A Ciclovia do Trabalhador irá concorrer na categoria desenvolvimento e seguirá para a próxima etapa, que inclui julgamento técnico para a seleção dos vencedores e o resultado será divulgado até o final do ano.

Desde o início da execução da obra, a ciclovia vem acumulando prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, como o Prêmio Internacional Smart City Expo Curitiba, na categoria Mobilidade Urbana, conquistado em 2024. O impacto positivo da obra, que está transformando mais de 8,5 km de linha férrea no município, reforça o protagonismo da Capital do Agreste na pauta da mobilidade sustentável.

Atualmente, o projeto já tem mais de 3 km entregues, com múltiplas etapas em andamento. O último trecho inaugurado foi o início da ciclovia, nas imediações do Centro Administrativo, no bairro Brasiliana, entregue pelo prefeito Luciano Barbosa em pleno mês de aniversário de 101 anos da cidade.

Aliando inovação e bem-estar social, a Ciclovia do Trabalhador conta com, além da pista para ciclismo, calçadas acessíveis, iluminação em LED, arborização, sinalização e áreas de convivência. Quando finalizado, o projeto contará com cerca de 8,5 km de extensão, passando por 16 bairros e interligando áreas residenciais e comerciais com grande fluxo de trabalhadores, estudantes e ciclistas.