A caminhada é uma atividade física simples e segura, que promove benefícios para saúde física e mental, desenvolvendo hábitos saudáveis para pessoas de todas as idades. Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta terça-feira (21), em plena Ciclovia do Trabalhador, o Programa Caminha Arapiraca, que tem como objetivo incentivar esta prática.
Com o tema “Caminhar é cuidar de si!”, o projeto foi criado por uma parceria entre diversos setores da SMS, como a Superintendência de Vigilância em Saúde, a Superintendência de Atenção à Saúde e a área técnica de Promoção à Saúde. A iniciativa vai oferecer orientações práticas para a realização da atividade, desde escolha de locais adequados, até cuidados com alimentação, hidratação e vestimenta.
Para garantir a continuidade da prática, o projeto também contará com a formação de grupos de caminhadas em diferentes territórios do município, compostos por até 40 pessoas e com três encontros semanais. Cada grupo terá acompanhamento de um profissional da UBS de referência, que será responsável por orientar os participantes, organizar rotas e estimular a participação regular, fortalecendo o vínculo entre usuário e serviço de saúde.
A escolha da caminhada como foco do projeto não é por acaso, afinal esta é uma atividade de baixo impacto, com pouco esforço físico e execução simples, indicada especialmente para iniciantes. Ela também tem benefícios tanto para a saúde física quanto mental, aumentando a resistência, fortalecendo coração, músculos e ossos, controlando pressão arterial, colesterol e peso, além de reduzir estresse e ansiedade.
“Nós queremos incentivar cada pessoa a redescobrir o prazer e os benefícios de caminhar. Mais do que um exercício físico que melhora nossa saúde física e mental, a caminhada também representa um momento de autocuidado e conexão com a cidade, porque ao ocuparmos nossas praças, parques e espaços públicos com atividades como esta, estamos fortalecendo o convívio social enquanto transformamos Arapiraca em uma cidade mais saudável e ativa”, declara a secretária Rafaella Albuquerque.