Imagem: Kits beneficiarão estudantes em escolas da capital e interior - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), entregou, nesta quinta-feira (13), 600 kits escolares por meio da campanha “Guardiões do Saber”. A cerimônia aconteceu na sede do TRT/AL, em Maceió, e contou com a presença da secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, do Ministro Corregedor do TST, José Roberto Freire Pimenta, e de representantes das escolas quilombolas trazidos pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A secretária Roseane Vasconcelos destacou a importância da parceria com o TRT/AL. “Esta entrega simboliza muito para a Seduc. A colaboração do TRT é essencial para transformar a realidade social dos nossos alunos mais vulneráveis, garantindo que iniciem o ano letivo com os materiais necessários e o incentivo à aprendizagem”, disse.
A iniciativa busca garantir que crianças em situação de vulnerabilidade social iniciem o ano letivo de 2026 com materiais escolares adequados, promovendo a educação como ferramenta de combate ao trabalho infantil em Alagoas. O projeto mobiliza gestores escolares, órgãos públicos e a sociedade civil na construção de um futuro mais justo e inclusivo para os estudantes.
Kits “Guardiões do Saber”
Os kits foram adquiridos a partir de doações arrecadadas pelo PIX da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho (Asstra) e por meio de verba do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), totalizando 600 unidades — sendo 450 financiados pelo CSJT, via edital da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, e 150 provenientes das doações.
As unidades foram distribuídas em escolas de Maceió, Arapiraca, Atalaia, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, São Luís do Quitunde, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. Entre os beneficiários estão comunidades quilombolas (270 kits) e indígenas (270 kits, proporcional ao número de 1.192 alunos), além de escolas da capital (60 kits distribuídos em 6 unidades, com 10 kits cada).
Cada kit escolar, com valor estimado de R$ 50, incluiu:
· 1 mochila
· 1 caderno de 10 matérias
· 1 caixa de lápis de cor
· 1 caixa de canetinhas hidrocor
· 6 lápis grafite
· 2 borrachas
· 2 apontadores
Impactos nas escolas
Gestores das escolas contempladas também reforçaram a importância da iniciativa. “Fomos informados pela Secretaria de Educação de que nossa escola seria contemplada e esses kits vão promover a leitura e a escrita dos nossos estudantes. É um apoio que faz muita diferença para nossa comunidade.”, afirma Joselene Alice, gestora da Escola Dom Pedro I, em Santa Luzia do Norte.
José Cizino, diretor da Escola Pedro Pereira, na comunidade Muken, em União dos Palmares, acrescentou: “o projeto prioriza o conhecimento e incentiva a aprendizagem, por isso se chama ‘Guardiões do Saber’. Ele contribui muito para manter os alunos motivados e presentes na escola, que é o lugar onde eles devem estar”, diz.