Com cobertura da NN 1 e NN Play, FAF define formato e inicia preparação para o Campeonato Alagoano 2026
A primeira fase terá turno único, com todos os clubes se enfrentando. Os quatro melhores garantem vaga nas semifinais, enquanto o último colocado será rebaixado para a Série B em 2027
Por Assessoria FAF
19 de Novembro de 2025 às 13:43
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) confirmou, na segunda-feira (17), o formato de disputa e os destaques da edição 2026 do Campeonato Alagoano Série A. O arbitral contou com representantes dos oito clubes participantes da competição: CRB, o atual campeão; ASA, CSA, Coruripe, CSE, que é o atual campeão da Copa Alagoas; Penedense; Cruzeiro, que conquistou o acesso ao vencer a Série B 2025; e Guarany Alagoano, que herda a vaga deixada pela desistência do Murici.
A primeira fase terá turno único, com todos os clubes se enfrentando. Os quatro melhores garantem vaga nas semifinais, enquanto o último colocado será rebaixado para a Série B em 2027. Semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. A equipe com melhor campanha terá a vantagem de decidir em casa. Se houver empate no placar agregado, o classificado será definido nos pênaltis.
A competição terá dois pontos de destaque na tabela: o Jogo dos Campeões, marcado para a rodada de abertura, reunirá o campeão do Alagoano 2025 contra o vencedor da Copa Alagoas 2025. A quinta rodada será a Rodada dos Clássicos, incluindo rivalidades regionais tradicionais do futebol alagoano: CSA enfrenta o CRB, no Clássico das Multidões. CSE recebe o ASA, no Clássico do Interior. Penedense e Coruripe fazem o Clássico da Região Sul. Guarany Alagoano e Cruzeiro reeditam última final da Série B do Alagoano e fecham a rodada.
O presidente da FAF, Felipe Feijó, afirmou que a expectativa é positiva para a temporada. "Teremos jogos de grande apelo logo no início e uma competição equilibrada até o fim. O Alagoano 2026 abre o ciclo de 99 anos da FAF e o torcedor pode esperar um campeonato forte e bem disputado", disse.
A reunião também definiu a Copa Alagoas 2026, que reúne 12 clubes divididos em dois grupos, com jogos únicos dentro das chaves na primeira fase; os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, também em partida única com classificação nos pênaltis em caso de empate, e os líderes das chaves têm o mando. A final segue o mesmo formato, com uso do VAR e mando definido pela melhor campanha geral.
A competição terá 33 jogos ao todo, entre 28 de janeiro e 29 de março, e o campeão garante uma vaga na Copa do Brasil 2027.
Últimas notícias
VÍDEO - Operação Folhas Secas cumpre mandado contra organização criminosa em Santana Ipanema
Operação Verão: Polícia Militar reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
Governo de Alagoas anuncia pagamento antecipado de três folhas salariais
Presidente do INSS pede afastamento de diretora órgão por ligações com Stefanutto
Árbitro e VAR de São Paulo x Palmeiras são suspensos por 40 dias
Ancelotti fecha primeira etapa na Seleção com 42 jogadores utilizados e só um "intocável"
Governo de Alagoas institui comissão organizadora do concurso da Uneal
Novembro Azul: Arapiraca intensifica ações de saúde do homem no mês de combate ao câncer de próstata