PM forma 81 oficiais em mais uma turma do Curso de Comando e Estado Maior
Capacitação é o último requisito obrigatório à ascensão aos derradeiros postos da carreira militar
Por Redação NN1 com Ascom PMAL
05 de Dezembro de 2025 às 09:58
Imagem: Ascom PMAL
A Polícia Militar de Alagoas segue concluindo seu calendário de capacitações para o ano de 2025. Na quinta-feira (4), a Corporação celebrou a formatura de 81 oficiais superiores em mais um Curso de Comando e Estado Maior (CCEM). A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, no Centro de Maceió.
A turma deste ano foi formada por 50 representantes da PM-AL, sendo 41 majores e nove tenente-coronéis, além de representantes das coirmãs do Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. A solenidade de conclusão celebrou os esforços dos formandos e contou com uma série de ritos previstos no protocolo de eventos da instituição. Inicialmente, foram efetuadas as honras militares às autoridades presentes, seguido da tradicional homenagem aos veteranos presentes.
Em seu discurso, o comandante da PM, Paulo Amorim, destacou a importância da capacitação no processo de modernização nas atividades desenvolvidas na PM-AL: “Ao assumirem o posto de egressos do Curso de Comando e Estado-Maior, vocês se tornam requisitos legais e formativos para as mais altas funções de comando. A PM-AL tem avançado em eficiência operacional e modernização sob uma visão estratégica. Esperamos que vocês, com a visão sistêmica desenvolvida neste curso, continuem a orientar políticas públicas e a conduzir nossa tropa com a sabedoria e a grandeza que a nossa sociedade espera”, pontuou o comandante-geral.
Já o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Carlos Cavalcanti, reforçou a importância da capacitação para a integração da PM com o Sistema de Justiça: “A segurança pública e o sistema de justiça são pilares indissociáveis. A excelência na formação estratégica de vocês é um investimento na estabilidade de todo o Estado. O Poder Judiciário reconhece o papel essencial da PM-AL e espera que esta nova etapa da carreira de vocês seja pautada pela ética, pelo respeito aos Direitos Humanos e pelo aprofundamento da parceria interinstitucional, garantindo a paz social e a justiça para todos os alagoanos”, enfatizou a autoridade.
CCEM 2025
O Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-2025), turma Coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, representa o mais elevado estágio de aperfeiçoamento voltado aos oficiais superiores da corporação. Destinado a majores e tenentes-coronéis, o curso constitui um requisito legal e formativo para o exercício das funções de Alto Comando, reafirmando o compromisso institucional com a excelência e a gestão estratégica.
Com uma carga horária total de 670 horas-aula, o CCEM-2025 foi conduzido pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). Sua estrutura curricular integra conteúdos essenciais como governança, gestão de pessoas e recursos, inteligência, análise criminal e direitos humanos, preparando os oficiais para o exercício do comando em nível estratégico. Ao longo da formação, os oficiais desenvolvem uma visão sistêmica e aprendem a decidir com base nos pilares da legalidade, técnica e ética militar.
A conclusão do curso exige a produção e defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cuja finalidade é transformar o conhecimento em propostas de avanço institucional. O evento foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares.
A mesa de honra foi composta pelo secretário executivo da SSP-AL, coronel Patrick Madeiro; o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; o comandante da Casa Militar da Bahia, coronel Plácido; o assessor militar do Tribunal de Justiça coronel Lima Lins; a diretora de comunicação da PM, tenente coronel Josiene Lima; o ex-secretário de segurança pública Diógenes Tenório; o diretor de inteligência da PM, tenente-coronel Thiago Duarte; o representante da PM-MA, tenente-coronel George Silva e o representante da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa, major Umbelino.
Últimas notícias
VÍDEO: Jogador brasileiro que aplicou golpes em casas lotéricas de Alagoas continua foragido
Sete em cada dez jovens que recebiam Bolsa Família em 2014 deixaram o programa, mostra estudo
Flamengo x Cruz Azul: desgastes diferentes marcam jogo da Copa Intercontinental
Papa Leão XIV divulga nova orientação para sexo no casamento
Lateral do CSA não deve permanecer no Grêmio em 2026
Bolsonaro diz que Flávio será seu candidato à Presidência da República
Após perseguição, motociclista é preso em Maceió
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro