De olho em 2026, governo Lula amplia ações para classes populares
Presidente escala ministros para viajarem pelo Brasil com a missão de aproximar o governo da população às vésperas das eleições
Por Daniela SantosAlice Groth, Metrópoles
13 de Dezembro de 2025 às 06:19
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início a uma ofensiva para ampliar a presença entre a população de baixa renda mirando as eleições de 2026. Neste sábado (13), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSol-SP), dá o pontapé inicial a uma das principais apostas do Executivo para se aproximar deste público: o programa Governo do Brasil na Rua.
A iniciativa é parte da missão delegada ao novo titular da pasta responsável pela articulação com movimentos sociais. Ao assumir o posto, o ministro destacou uma das prioridades de sua gestão seria “colocar o governo na rua”, ou seja, aumentar o corpo a corpo com a população e fazer com que as ações federais cheguem na ponta.
A primeira edição do programa ocorrerá no Sol Nascente, no Distrito Federal, uma das maiores favelas do país, e ofertará serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, emprego, renda e outras. Será também uma oportunidade de apresentar programas do governo federal à população alvo das políticas públicas.
Uma das ações previstas, por exemplo, é fornecer orientações sobre como aderir ao programa Reforma Casa Brasil, do Ministério das Cidades, que disponibiliza crédito para famílias realizarem pequenas obras em imóveis próprios. Serão oferecidos ainda serviços de vacinação, perícia médica vinculada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e apoio ao empreendedor.
Governo na rua
- Para este ano, a Secretaria-Geral planeja duas edições do programa: uma no Sol Nascente, neste sábado (13/12), e outra na favela de Heliópolis (SP), no próximo final de semana.
- A expectativa é que, até junho de 2026, a iniciativa chegue a 30 cidades no país, localizadas nas 27 unidades da federação. Os eventos serão sempre realizados em regiões populares.
- Os atendimentos ocorrerão ao longo de todo o dia, e serão gratuitos.
- Boulos tomou posse na SG no final de outubro, após o presidente Lula demonstrar insatisfação com os resultados apresentados pelo ministro Márcio Macêdo, então titular.
- Uma das missões do político do PSol é ampliar a interlocução do governo com movimentos sociais e comunidades para preparar a base eleitoral do petista.
Caravanas
Em meio ao esforço de aproximação, o governo também retomou o ritmo das Caravanas Federativas, programa da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), comandada pela ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR). A iniciativa busca expandir a relação do governo federal com os municípios.
Desde setembro, foram realizadas quatro edições do evento itinerante em cidades do Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraná e Minas Gerais. A última, em Belo Horizonte, teve a participação do presidente Lula. Na ocasião, ele defendeu a presença do governo federal nos estados.
“Nós resolvemos fazer com que o governo vá até o povo. Se a cidadã ou o cidadão não pode chegar até a cidade para acessar um serviço público, o Estado é que tem a obrigação de ir até ele”, disse.
Últimas notícias
CBF abre negociação para renovar com Ancelotti até 2030 e quer acerto antes da Copa
Vasco anuncia renovação de Rayan até 2028
VÍDEO: Policial mata a esposa e fica ferido durante acidente na fuga
Alagoas terá ensino integral universal
Retirada de Moraes da Magnitsky enfraquece plano de Eduardo Bolsonaro
EDITAL DE NOTIFICAÇÃO – Retificação de área de imóvel situado na Rua Dom Felício Vasconcelos, bairro Capiatã, em Arapiraca
Casal é preso por tráfico de drogas no bairro Canafístula, em Arapiraca
CPMI do INSS quebra sigilo de Vorcaro e encontra contato de Moraes e esposa