Após vice do Flamengo, times sul-americanos mantém jejum de 13 anos

Nesta quarta (17), o Paris Saint-Germain ganhou do Flamengo, nos pênaltis, após o placar terminar em 1 x 1, na Copa Intercontinental

Por Metrópoles 17 de Dezembro de 2025 às 17:19
Compartilhe Google News
Após vice do Flamengo, times sul-americanos mantém jejum de 13 anos
Imagem: Mohamed Farag – FIFA/FIFA via Getty Images
Nesta quarta-feira (17), o Paris Saint-Germain ganhou do Flamengo nos pênaltis, após empate no tempo regulamentar em 1 x 1, na Copa Intercontinental, em partida disputada no Estádio Ahmad Bin Ali, na cidade Al Rayyan, no Catar. Com a conquista do clube francês, os times sul-americanos aumentaram para 13 anos o jejum sem conquistar um título mundial.

A última vez que uma equipe da América do Sul venceu foi em 2012, quando o Corinthians ganhou por 1 x 0 do Chelsea. Paolo Guerrero marcou o gol corintiano na decisão.

Desde então, todos os que venceram a Libertadores e foram para a final do Mundial de Clubes, Copa do Mundo de Clubes ou Intercontinental sete vezes, todas contra europeus. Em outras sete ocasiões, não chegou na grande decisão.

Confira como foram todas as finais com sul-americanos:


  • 2014: Real Madrid 2 x 0 San Lorenzo
  • 2015: Barcelona 3 x 0 River Plate
  • 2017: Real Madrid 1 x 0 Grêmio
  • 2019: Liverpool 1 x 0 Flamengo
  • 2021: Chelsea 2 x 1 Palmeiras
  • 2023: Manchester City 3 x 0 Fluminense
  • 2025: Paris Saint-Germain 1 (2) x (1) 1 Flamengo