Quando desmontar a árvore de Natal? Veja o que dizem as tradições
Após o Natal e o Réveillon, quando é o momento exato de remover os enfeites? Confira a data sugerida pela Igreja Católica
Por CNN
26 de Dezembro de 2025 às 11:14
Imagem: Richard Baker/In Pictures via Getty Images
A prática de montar uma árvore de Natal, que atrai de religiosos a ateus, é popular por reunir a família e deixar seus lares ainda mais bonitos e personalizados para o fim do ano.
Repleto de simbolismos, o período costuma entusiasmar milhões de pessoas no Brasil e no mundo com o "espírito natalino", principalmente as crianças que geralmente estão encantadas pela tão esperada chegada do Papai Noel e pelos presentes que ele traz consigo.
Contudo, quando o período de festas chega ao fim, uma dúvida antiga paira sobre as cabeças de um grande número de pessoas: "Quando desmontar a árvore de Natal?".
Existe um dia certo para desmontar a árvore de Natal?
Algumas tradições religiosas, como a da Igreja Católica, têm data sugerida para a desmontagem e uma explicação para isso. De acordo com a liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Brasil, o dia correto para desmontar a árvore de Natal, bem como os presépios, é 6 de janeiro, quando se encerra o ciclo natalino e se comemora o Dia de Reis.
Segundo a Bíblia, foi neste dia que Baltasar, Gaspar e Melchior/Belchior, os três reis magos, foram guiados por uma estrela para presentear o recém-nascido Jesus Cristo, em Belém, onde nasceu. O episódio deu origem à festa chamada "Epifania do Senhor", celebrada em diversas localidades do Brasil e do mundo, marcando a revelação e confirmação de que Jesus teria chegado.
Em diferentes países, as tradições podem variar. Nos Estados Unidos, por exemplo, a decoração natalina costuma ser desmontada logo após o Natal, no dia 26 de dezembro. Esse costume está relacionado ao "Boxing Day", uma data marcada pelo encerramento das celebrações, a troca de presentes e as grandes promoções no comércio.
No Brasil, há consenso nas datas?
A data de 6 de janeiro não encontra consenso nem mesmo na Igreja Católica ou em suas comunidades, uma vez que o próprio Vaticano, sede mundial da Igreja Católica e local onde reside o Papa, o líder máximo da religião, orienta seus seguidores a desmontar a árvore e guardar as decorações somente após o "Batismo de Cristo", celebração que ocorre após o encerramento da Epifania.
Quem adota a árvore pela estética ou mesmo pelo espírito festivo -- ainda que sem ligação religiosa -- pode desmontá-la no momento em que achar mais conveniente, o que geralmente ocorre no início do mês de janeiro.
Apesar da falta de consenso entre as religiões, no Brasil, a data de 6 de janeiro, que marca o Dia de Reis, imortalizado nos versos do cantor Tim Maia, reúne um número enorme de adeptos e figura como a mais lembrada pela população para encerrar os preparativos natalinos e se preparar para o ano que se inicia e as oportunidades que ele traz.
Últimas notícias
Oposição suspende recesso para pressionar por impeachment de Moraes
Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF na fronteira com o Brasil
AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
PRF apreende mais de uma tonelada de frutos do mar sem nota fiscal em São Sebastião
Colisão envolvendo ônibus que saiu de Arapiraca com destino a SP deixa uma pessoa morta, na BR-116, em Minas Gerais
Dois suspeitos são presos e duas armas de fogo e drogas apreendidas em ações no Litoral Norte
PM registra índice zero de mortes em rodovias estaduais durante o feriado de Natal
Mulher é socorrida pelo Samu após queda em São Miguel dos Milagres