O bom filho a casa torna. No primeiro Resumo da Central de 2026, o principal destaque fica por conta da confirmação do presidente do Santos, Marcelo Teixeira, da contratação do atacante Gabriel Barbosa, que volta ao Peixe sete anos após a sua última passagem pelo clube.
Emprestado pelo Cruzeiro, Gabigol fará dupla de ataque com Neymar, que no último dia de 2025 renovou contrato com o Santos por mais uma temporada.
Outra negociação de peso nesta sexta-feira foi a contratação de Guilherme Arana pelo Fluminense. O lateral-esquerdo da seleção brasileira foi adquirido em definitivo pelo Tricolor carioca e assinou contrato de quatro anos.
O dia também teve o Botafogo fazendo exigências para liberar Savarino ao Fluminense, o Cruzeiro alinhando a permanência de Fágner e otimista por acerto com Gérson, o São Paulo saindo da briga pela contratação de zagueiro argentino e a Chapecoense de olho em Bolasie.
Presidente confirma Gabigol 💪🐟
Nesta sexta-feira, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, confirmou o retorno do atacante Gabriel Barbosa ao clube. O Peixe aguarda o jogador para a realização dos exames médicos.
Gabigol foi cedido pelo Cruzeiro ao Santos por uma temporada, com a possibilidade de compra ao término do vínculo - o valor não foi divulgado. Além disso, o contrato tem uma cláusula que veta a participação do jogador em partidas contra a Raposa.
Outro que está na mira do Santos é o atacante Rony, que se reapresentou normalmente nesta sexta-feira no CT do Atlético-MG. A negociação está ainda em estágio inicial entre os clubes, mas o Peixe tem a preferência por um empréstimo, com potencial de divisão salarial.
Por outro lado, a sexta-feira também marcou duas possibilidades de saídas. O atacante colombiano Alfredo Morelos notificou o Santos na Justiça, e pediu a rescisão contratual indireta.
Já com relação ao volante Patrick, fora dos planos do técnico Juan Pablo Vojvoda, a diretoria santista recebeu uma oferta de empréstimo do Remo até o final da temporada, e segue estudando.
Arana no Fluminense 🤝
Negócio fechado e o lateral-esquerdo Guilherme Arana será jogador do Fluminense em 2026. O jogador é aguardado no Rio de Janeiro neste sábado para fazer exames e assinar contrato de quatro anos.A última pendência para fechar o negócio era um acerto entre a diretoria do Atlético-MG e os empresários do atleta sobre comissão de venda, que foi resolvida.
Quem não deve ficar no Fluminense para a temporada é o atacante uruguaio Joaquín Lavega, que será cedido por empréstimo ao Coritiba até o final do ano. O avançado não esteve presente na reapresentação do elenco tricolor, nesta sexta.
Botafogo faz jogo duro por Savarino 🗣️
Outro jogador que está na mira do Fluminense é o meia venezuelano Savarino. Porém, o Botafogo deve fazer jogo duro para liberar o jogador para o rival.A direção alvinegra pediu o jovem volante Wallace Davi, de 18 anos, como condição pela liberação além de uma compensação financeira.
Não há uma negociação aberta neste momento, mas se o Flu optar por seguir com o negócio, sabe que terá de envolver a promessa de Xerém.
O venezuelano também foi alvo de possíveis trocas com São Paulo e Corinthians, mas nenhum dos negócios andou.
Com relação a reforços, a diretoria do Botafogo negocia um pré-contrato com o goleiro Andrew, revelado pelo clube e que atualmente defende o Gil Vicente, de Portugal. O jogador, de 24 anos, fica sem contrato em junho e avisou à equipe portuguesa que não vai renovar o vínculo.
Otimismo por Gérson e permanência de Fagner 🦊
No Cruzeiro, o ano começou com otimismo quanto a um possível acerto com o meia Gérson. Nesta sexta-feira, o vice-presidente da Raposa, Pedro Junio, afirmou que há uma expectativa de um desfecho feliz para o time mineiro. Porém, alertou que o fim das negociações podem demorar.
"Estamos com expectativas altas, mas a gente sabe que não é uma negociação fácil. Estamos trabalhando", disse.
Gerson está de férias no Brasil e tem retorno marcado para a Rússia em 12 de janeiro, quando está marcada a reapresentação no Zenit.
Outro desfecho que deve ser positivo para o Cruzeiro é a permanência, em definitivo, do lateral-direito Fagner. O jogador busca um acordo para encerrar o vinculo com o Corinthians, que vai até o fim de 2026.
O clube paulista não conta com Fagner no elenco para 2026. Mas ainda tenta uma forma de ser recompensado pelo fim antecipado do contrato. O Cruzeiro, por sua vez, não mostra abertura em realizar um aporte pela contratação e aguarda, com otimismo, uma definição entre Corinthians e Fagner.
São Paulo desiste de zagueiro argentino ❌
O São Paulo saiu da briga pela contratação do zagueiro argentino Gastón Ávila, de 24 anos, e que pertence ao Ajax, da Holanda. Tudo porque o jogador, que defendeu o Fortaleza em 2025, manifestou o desejo de voltar ao seu país e deve acertar com o Rosário Central.
Ainda no fim de 2025, o São Paulo formalizou proposta de empréstimo ao clube holandês, mas vinha considerando o negócio como difícil diante da concorrência e do salário elevado do jogador.
Grêmio anuncia Caio Paulista ✅
O Grêmio oficializou nesta sexta-feira o primeiro reforço para 2026. O lateral-esquerdo Caio Paulista, que chega por empréstimo do Palmeiras até o final da temporada, com opção de compra. O jogador de 27 anos foi a novidade na reapresentação do elenco na tarde desta sexta-feira, no CT Luiz Carvalho.
No ano passado, Caio Paulista esteve emprestado ao Atlético-MG. Atuou em 36 partidas.
Ao mesmo tempo, a diretoria gremista negocia um novo contrato com o atacante André Henrique, de 24 anos. O jogador tem vínculo até o final de 2026, e a direção ofereceu mais três anos, indo assim até 2029.
Apesar de ter sido reserva, o jogador foi alvo de proposta do exterior no final de 2025. O Goztepe, da Turquia, ofereceu 2 milhões de euros (R$ 12,3 milhões), mas a investida foi recusada pela direção gaúcha.
Quem está fora dos planos do Grêmio para 2026 é o zagueiro Jemerson, que sequer se reapresentou com o elenco nesta sexta-feira. Nas últimas semanas não houve avanço para uma negociação para empréstimo. Assim, a tendência é que ocorra uma rescisão entre as partes.
Mirassol encaminha acerto com lateral e volante
No ano em que disputará pela primeira vez uma Libertadores, o Mirassol está perto de acertar mais duas contratações. O lateral-esquerdo Igor Cariús, de 32 anos, que deixou o Sport, e o volante Denilson, do Cuiabá.
Apesar de ainda não ter oficializado nenhuma contratação, o Mirassol também tem acertos encaminhados com o volante Yuri Lara, o meia Lucas Mugni e com os atacantes André Luís, Nathan Fogaça e Rodrigo Rodrigues.
Bolasie na mira da Chapecoense 🔎
O atacante congolês Yannick Bolasie, ex-Criciúma e Cruzeiro, interessa à Chapecoense para 2026. O jogador de 36 anos está livre no mercado após deixar o clube mineiro.
Em 2024, pelo Criciúma, Bolasie fez 36 jogos, marcou 8 gols e deu 4 assistências. Ano passado, pelo Cruzeiro, foram 33 jogos, 4 gols e 3 assistências.
Nesta sexta-feira, o Verdão do Oeste de Santa Catarina anunciou três contratações: o volante Higor Meritão, o meia Robert e o lateral-direito Marcos Vinicius.
Vitória contrata zagueiro e vende volante 🤝
Sexta-feira também movimentada no Vitória. O clube baiano encaminhou a contratação por empréstimo do zagueiro Riccieli, de 27 anos, que pertence ao Famalicão, de Portugla, e jogou a última temporada pelo Qingdao West Coast, da China.
O jogador chegou a estar acertado com o Santos em 2024, mas o acordo melou de última hora.
Já o volante João Pedro foi negociado em definitivo para o Kyoto Sanga, do Japão. Na negociação, o Vitória vendeu 50% dos direitos econômicos do jogador por 500 mil dólares (R$ 2,7 milhões na cotação atual).
Dois pedem rescisão indireta no Fortaleza ⚖️
Após o rebaixamento para a Série B, o Fortaleza pode perder dois jogadores na Justiça. Isso porque o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o lateral-esquerdo Felipe Jonatan acionam o clube na Justiça do Trabalho pedindo rescisões indiretas dos contratos. Ambos alegam atrasos salariais e de outros direitos.
Antes de procurar a Justiça, Bruno Pacheco tentou encerrar o vínculo de forma amigável, mas não houve acordo com a diretoria tricolor.