Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira; mulheres podem se inscrever de forma voluntária pelo segundo ano
Inscrição vai até 30 de junho e é obrigatória para homens que completam 18 anos em 2026
Por O Globo
06 de Janeiro de 2026 às 04:12
O alistamento militar de 2026 tem início nesta quinta-feira (1º) e segue aberto até o dia 30 de junho. A inscrição é obrigatória para homens que completam 18 anos em 2026 e, pelo segundo ano consecutivo, também está disponível para mulheres de forma voluntária. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio da página do Alistamento Online, inclusive por brasileiros residentes no exterior, ou presencialmente, a partir de 2 de janeiro, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência.
Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino oferece, em 2026, um total de 1.467 vagas, sendo 1.010 destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. A previsão é de que esse quantitativo seja ampliado gradualmente nos próximos anos.
O programa chega ao segundo ano com expansão no número de municípios contemplados. Em 2025, as vagas estavam distribuídas em 28 cidades de 13 estados e do Distrito Federal. Já em 2026, o total passa para 145 municípios de 21 estados e do DF. No primeiro ano da iniciativa, 33.721 mulheres realizaram o alistamento.
O alistamento é apontado pelo Ministério da Defesa como fundamental para a renovação anual dos efetivos das Forças Armadas, além de oferecer aos jovens a possibilidade de desenvolver competências técnicas, disciplina e formação cidadã. O serviço também contribui para a criação de uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, apta a ser mobilizada em ações de defesa nacional ou atividades subsidiárias.
De acordo com o Ministério da Defesa, durante o período de serviço, os alistados podem atuar em diferentes áreas, adquirindo experiência profissional. Após a inscrição, os candidatos passam pelas etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. Os inscritos no Serviço Militar 2026 serão incorporados no início de 2027, com atividades previstas para um ano, podendo haver prorrogação anual por até oito anos, conforme disponibilidade de vagas, interesse do militar e aprovação das Forças Armadas.
Homens e mulheres incorporados não adquirem estabilidade. Aqueles que desejarem seguir carreira militar devem participar de processos seletivos específicos, como concursos ou cursos de formação, cujas informações estão disponíveis nos sites oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
De acordo com o artigo 210 do Decreto nº 57.654/1966, o brasileiro que não estiver em dia com as obrigações militares fica impedido de, entre outras restrições, obter carteira profissional, registrar diploma de profissão liberal, matricular-se em instituições de ensino, obter ou renovar passaporte, ingressar no serviço público, assinar contratos com órgãos públicos e participar de concursos públicos.
Últimas notícias
Procon percorrerá regiões litorâneas do Estado com a Operação Verão
Matrícula online: Rede estadual oferta 28 mil vagas para a Educação de Jovens e Adultos
Marco Rubio detalha 3 passos dos EUA na Venezuela para estabilização
VÍDEO - Suspeito de matar mulher que estava desaparecida em Arapiraca é preso e confessa crime
Rede Municipal de Ensino de Arapiraca inicia etapa de confirmação de matrículas para o ano letivo de 2026
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Anvisa proíbe fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
Homem morre afogado em piscina na casa de amigos, em São José da Tapera