Ronda no Bairro atende mais de 1,2 mil ocorrências em 2025 e amplia atuação em 55,82%

Expansão para novos territórios e intensificação do trabalho dos agentes de proximidade refletem aumento no atendimento à população

Por Redação NN1 com Ascom Seprev 06 de Janeiro de 2026 às 10:41
Compartilhe Google News
Ronda no Bairro atende mais de 1,2 mil ocorrências em 2025 e amplia atuação em 55,82%
Imagem: Ascom Seprev
Em um ano marcado pela expansão de sua atuação para dois novos territórios fora de Maceió – Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e Rio Largo –, o Programa Ronda no Bairro, vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), registrou, em 2025, um crescimento significativo no número de ocorrências atendidas. Ao todo, foram 1.203 registros, contra 772 em 2024, representando um aumento de aproximadamente 56%.

O resultado consolida a presença diária e contínua do programa nos bairros da capital alagoana, com foco na prevenção, no cuidado com as pessoas e na pronta resposta às demandas da população.

No comparativo por territórios, a orla marítima apresentou o maior volume absoluto de atendimentos. Foram 418 ocorrências em 2024 e 649 em 2025, um acréscimo de 55,26%. O território da orla é o com maior área de abrangência de patrulhamento e se estende do Pontal da Barra, ao Sul, até o bairro de Ipioca, ao Norte.

No Benedito Bentes, o aumento também foi expressivo. O número de ocorrências atendidas passou de 145 em 2024 para 230 em 2025, o que representa um crescimento de 58,62%.

Já no Centro de Maceió, os registros subiram de 90 ocorrências em 2024 para 202 em 2025, um aumento de 124,44%, evidenciando a intensificação da atuação do Ronda no Bairro na região central da capital.

No Jacintinho, por sua vez, houve redução no número de registros. Foram 117 ocorrências em 2024 e 82 em 2025, uma queda de 29,91%. Primeiro bairro de Maceió a receber o Programa Ronda no Bairro, em 2018, o Jacintinho é considerado hoje um dos territórios mais pacificados, além da área de abrangência de patrulhamento ser a menor, o que se reflete na diminuição dos atendimentos.

Nos territórios da Praia do Francês, onde o programa foi implantado em 1º de agosto, e de Rio Largo, a partir de 7 de novembro, não é possível realizar comparativo com 2024, já que não havia atuação nesses locais no ano anterior.

Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, os números demonstram o fortalecimento da política de prevenção à violência e proximidade com a população.

“O crescimento no número de atendimentos não significa aumento da violência, mas sim a presença mais efetiva do Estado junto à população. O Ronda no Bairro atua de forma preventiva, humanizada e integrada, garantindo acolhimento, orientação e respostas rápidas às ocorrências do dia a dia, conforme determinação do governador Paulo Dantas”, destacou o secretário.

 Tipos de ocorrências

Entre as ocorrências mais registradas pelos agentes de proximidade estão abordagens a pessoas em atitude suspeita, acidentes de trânsito com e sem vítimas, furtos, roubos, atendimento a crianças perdidas, uso de entorpecentes, brigas, tentativas de homicídio e casos de violência contra a mulher.

Em todas as situações, as guarnições do Ronda no Bairro atuam de forma integrada e em cooperação com as demais forças de segurança pública, garantindo maior sensação de segurança, bem-estar e cuidado tanto para os alagoanos quanto para os visitantes que escolhem Alagoas como destino.