Ronda no Bairro atende mais de 1,2 mil ocorrências em 2025 e amplia atuação em 55,82%
Expansão para novos territórios e intensificação do trabalho dos agentes de proximidade refletem aumento no atendimento à população
Por Redação NN1 com Ascom Seprev
06 de Janeiro de 2026 às 10:41
Imagem: Ascom Seprev
Em um ano marcado pela expansão de sua atuação para dois novos territórios fora de Maceió – Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e Rio Largo –, o Programa Ronda no Bairro, vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), registrou, em 2025, um crescimento significativo no número de ocorrências atendidas. Ao todo, foram 1.203 registros, contra 772 em 2024, representando um aumento de aproximadamente 56%.
O resultado consolida a presença diária e contínua do programa nos bairros da capital alagoana, com foco na prevenção, no cuidado com as pessoas e na pronta resposta às demandas da população.
No comparativo por territórios, a orla marítima apresentou o maior volume absoluto de atendimentos. Foram 418 ocorrências em 2024 e 649 em 2025, um acréscimo de 55,26%. O território da orla é o com maior área de abrangência de patrulhamento e se estende do Pontal da Barra, ao Sul, até o bairro de Ipioca, ao Norte.
No Benedito Bentes, o aumento também foi expressivo. O número de ocorrências atendidas passou de 145 em 2024 para 230 em 2025, o que representa um crescimento de 58,62%.
Já no Centro de Maceió, os registros subiram de 90 ocorrências em 2024 para 202 em 2025, um aumento de 124,44%, evidenciando a intensificação da atuação do Ronda no Bairro na região central da capital.
No Jacintinho, por sua vez, houve redução no número de registros. Foram 117 ocorrências em 2024 e 82 em 2025, uma queda de 29,91%. Primeiro bairro de Maceió a receber o Programa Ronda no Bairro, em 2018, o Jacintinho é considerado hoje um dos territórios mais pacificados, além da área de abrangência de patrulhamento ser a menor, o que se reflete na diminuição dos atendimentos.
Nos territórios da Praia do Francês, onde o programa foi implantado em 1º de agosto, e de Rio Largo, a partir de 7 de novembro, não é possível realizar comparativo com 2024, já que não havia atuação nesses locais no ano anterior.
Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, os números demonstram o fortalecimento da política de prevenção à violência e proximidade com a população.
“O crescimento no número de atendimentos não significa aumento da violência, mas sim a presença mais efetiva do Estado junto à população. O Ronda no Bairro atua de forma preventiva, humanizada e integrada, garantindo acolhimento, orientação e respostas rápidas às ocorrências do dia a dia, conforme determinação do governador Paulo Dantas”, destacou o secretário.
Tipos de ocorrências
Entre as ocorrências mais registradas pelos agentes de proximidade estão abordagens a pessoas em atitude suspeita, acidentes de trânsito com e sem vítimas, furtos, roubos, atendimento a crianças perdidas, uso de entorpecentes, brigas, tentativas de homicídio e casos de violência contra a mulher.
Em todas as situações, as guarnições do Ronda no Bairro atuam de forma integrada e em cooperação com as demais forças de segurança pública, garantindo maior sensação de segurança, bem-estar e cuidado tanto para os alagoanos quanto para os visitantes que escolhem Alagoas como destino.
Últimas notícias
Procon percorrerá regiões litorâneas do Estado com a Operação Verão
Matrícula online: Rede estadual oferta 28 mil vagas para a Educação de Jovens e Adultos
Marco Rubio detalha 3 passos dos EUA na Venezuela para estabilização
VÍDEO - Suspeito de matar mulher que estava desaparecida em Arapiraca é preso e confessa crime
Rede Municipal de Ensino de Arapiraca inicia etapa de confirmação de matrículas para o ano letivo de 2026
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Anvisa proíbe fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
Homem morre afogado em piscina na casa de amigos, em São José da Tapera