Hemoal apela por doações de sangue após estoque cair para apenas 27% do número de bolsas necessárias
Demanda por transfusões tende a aumentar nos períodos de férias e de pré-carnaval
Por Redação NN1 com Ascom Sesau
09 de Janeiro de 2026 às 16:11
Imagem: Geladeiras do Hemoal estão quase vazias diante do baixo estoque de sangue - Foto: Olival Santos e Marco Antônio / Ascom Sesau
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com o estoque de sangue crítico e apela por doações. Nesta sexta-feira (9), o órgão contava com apenas 82 bolsas de sangue, o que representa 27% do percentual mínimo necessário de 300 bolsas para atender as maternidades e hospitais do estado. A gravidade da situação também fica evidente diante dos períodos de férias e do pré-carnaval, momentos em que as demandas por transfusões costumam aumentar.
Além de atender os pacientes que realizam cirurgias agendadas, chamadas de eletivas, o Hemoal assegura, ainda, sangue para as pessoas com doenças hematológicas, como a leucemia. Porém, 75% do sangue são destinados aos casos de emergência, seja no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, ou no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
“A transfusão sanguínea é fundamental para salvar a vida de pessoas que sofreram hemorragias. Sem ela, o paciente pode ter um choque hipovolêmico, quando há grande perda de sangue, levando o coração a deixar de bombeá-lo em quantidade suficiente para as demais partes do corpo e, deste modo, ocasionando a falência de vários órgãos, o que evoluir para a morte do paciente”, explica a diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
Critérios para doar
Portaria do Ministério da Saúde (MS) determina que, para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e estar portando um documento de identificação oficial e original com foto. O candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade. “Os candidatos à doação de sangue com gripe e Covi-19 não podem doar. Caso tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação é proibida por um ano. É necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue e, o consumo de bebidas alcoólicas fica proibido nas últimas 24 horas que antecedem a doação sanguínea.
Pontos de coleta
Os postos de coleta fixos do Hemoal para doação de sangue estão situados na capital e no interior do Estado. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h. Já no interior, as doações de sangue podem ser realizadas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, bem como, aos sábados, das 7h às 17h.
Últimas notícias
Homem que engravidou menina de 12 anos é preso por descumprimento de medida protetiva, em Poço das Trincheiras
VÍDEO - Mulher trans é vítima de tentativa de feminicídio na Barra de São Miguel
Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável contra as próprias filhas, em Palmeira dos Índios
Duas pessoas são presas por cativeiro de animais silvestres e caça ilegal, em Joaquim Gomes
Samu atende 65 casos de choque elétricos em 2025, e dá dicas de prevenção
VÍDEO - Coordenação da DHPP divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió
Segurança Pública torna obrigatória capacitação de PMs para intervenção em crises
Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta