Wagner Moura se torna primeiro brasileiro a vencer Globo de Ouro de Melhor Ator com 'O Agente Secreto'

A conquista histórica do artista neste domingo (11) por seu papel como Marcelo no longa de Kleber Mendonça Filho se soma a prêmio em Cannes e aumenta expectativa para o Oscar 2026

Por Amanda Mazzei, CBN 12 de Janeiro de 2026 às 02:33
Compartilhe Google News
Wagner Moura se torna primeiro brasileiro a vencer Globo de Ouro de Melhor Ator com 'O Agente Secreto'
O cinema do Brasil voltou a fazer história no Globo de Ouro! O ator baiano Wagner Moura, de 49 anos, se tornou neste domingo (11) o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator (em Drama), por 'O Agente Secreto' em sua segunda indicação na premiação e após uma jornada de muitos prêmios, como o de atuação no Festival de Cannes.

A vitória veio após a conquista na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, totalizando dois prêmios até o momento. Ainda falta o resultado de Melhor Filme de Drama.

O brasileiro desbancou Joel Edgerton ('Sonhos de Trem'), Jeremy Allen White ('Springsteen'), Michael B. Jordan ('Pecadores'), Dwayne Johnson ('Smashing Machine') e Oscar Isaac ('Frankenstein').

Com isso, o artista se junta a Fernanda Torres como os únicos dois brasileiros a levar para casa a estatueta em uma categoria de atuação. Em 2016, Wagner Moura já havia alcançado conquista inédita ao indicado ao Globo de Ouro por interpretar Pablo Escobar na série 'Narcos', mas a vitória só veio dez anos depois.

Agora, a expectativa para o Oscar 2026 cresce, com veículos internacionais especializados apostando em uma indicação a Melhor Ator por seu trabalho em 'O Agente Secreto', escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Essa foi a segunda vitória brasileira em uma categoria de atuação no Globo de Ouro. Antes, outras seis indicações já tinham chegado para brasileiros sendo três para Sônia Braga (duas por filmes e uma por seriado). Já Daniel Benzali, Fernanda Montenegro e o próprio Wagner Moura foram lembrados uma vez cada um.