Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master
Ministro atendeu a pedido da Polícia Federal, que investiga o caso
Por Agência Brasil
17 de Janeiro de 2026 às 07:48
Imagem: Metrópoles
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli prorrogou por mais 60 dias as investigações, no âmbito do inquérito 5026, que corre sob sigilo no Distrito Federal e apura as irregularidades na operação de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). O ministro atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), que investiga o caso.
Além disso, o ministro determinou a intimação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que tome ciência da continuidade das investigações.
As investigações da PF apontam que o esquema de desvios em operações do banco pode chegar a R$ 12 bilhões, com a emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) sem lastro. O Master chegou a prometer aos clientes até 40% acima da taxa básica do mercado.
A polícia apura ainda a participação de dirigentes do BRB no esquema. Em março do ano passado, banco brasiliense chegou a anunciar a compra do Master. A operação teve o aval do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O negócio foi barrado pelo Banco Central (BC) que constatou irregularidades nos papéis apresentados pelo Master para assegurar a solidez de sua carteira.
“Posto isso, considero que as razões apontadas para prorrogação, por mais 60 (sessenta) dias, devem ser deferidas. Intime-se a Procuradoria-Geral da República”, despachou Toffoli.
Na quarta-feira (14), a PF deflagrou nova fase da Operação Compliance Zero para investigar, novamente, o Banco Master do empresário Daniel Vorcaro.
As autoridades apuram prática de crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. Entre as medidas autorizadas estão o sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam os R$ 5,7 bilhões.
Últimas notícias
São Paulo anuncia renovação de contrato de Ryan Francisco
AO VIVO - NN Play e NN FM transmitem ASA x CSA, no Fumeirão, em Arapiraca
MPF recomenda ao Estado e à Sesau a regularização imediata de repasses do Programa Mais Saúde Especialidades ao Hospital Chama, em Arapiraca
Corinthians acerta retorno de Matheus Pereira após quase 10 anos
Foragido da Justiça de Santa Catarina por homicídio é preso em Maceió
Jovem morre afogado em lagoa na zona rural de Igreja Nova
Justiça de Alagoas determina que cinco coronéis aposentados da PMAL voltem à ativa
Conselheiros do São Paulo aprovam impeachment de Julio Casares