Em entrevista exclusiva ao Metrópoles Esportes, o ex-técnico Vanderlei Luxemburgo não poupou comentários e criticou a “invasão” de estrangeiros no futebol brasileiro. A atual temporada no Campeonato Brasileiro conta com 151 jogadores estrangeiros, o recorde da competição. A quantidade não se limita apenas aos atletas, entre os técnicos da Série A, nove dos vinte treinadores são estrangeiros, sendo a maioria argentinos.
Sobre o tópico, Luxa defende que a busca por jogadores deveria começar no mercado brasileiro e na formação de promessas nas categorias de base.
“É uma aposta, porque é difícil trazer esses jogadores que muitas vezes não se adaptam e vão embora. São dois negócios, o de trazer e o de voltar esses jogadores. No final da temporada você vai ver quantos vão embora”, avaliou Luxemburgo.
Ele ainda opinou sobre a saída de joias do futebol brasileiro. “Os clubes estão sem dinheiro e vendem esses bons jogadores da base mais rápido e por nem tanto dinheiro. A idade de procura vem diminuindo. Agora, com oito anos, já estão indo embora, e isso enfraquece cada vez mais a qualidade da formação”, reforçou.
Falando no futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo ainda comentou sobre a falta de identificação dos torcedores com a Seleção Brasileira. Vale lembrar que 2026 é ano de Copa do Mundo.
“Quando você vê um jogo da Seleção Brasileira hoje em dia, os torcedores que vão ao estádio, às vezes, nem identificam quem são os nossos jogadores. O ídolo das crianças brasileiras não pode ser o Cristiano Ronaldo, tem que ser o Neymar, Ronaldo” completou.
A entrevista completa com o ex-treinador Vanderlei Luxemburgo está disponível na íntegra no Youtube nos canais do Metrópoles Esportes e Metrópoles TV. Clique aqui para acessar.