21.1 C
Arapiraca
Terça-feira, 21 Maio, 2024

VÍDEOS – Caso Marcelo Leite: Reprodução simulada é marcada por comoção familiar e reconstituição das versões dos policiais e testemunhas

Dois meses depois, o Instituto de Criminalística da Polícia Científica de Alagoas realizou na noite dessa segunda-feira (16/01) a reprodução simulada referente ao caso da morte do empresário Marcelo Barbosa Leite, no município de Arapiraca. Cinco peritos criminais da área operacional, além do chefe especial do Instituto de Criminalística e do perito-geral da Polícia Científica participaram da reprodução simulada, na rodovia estadual AL-220.

De acordo com a reportagem da NN FM, a reconstituição durou cerca de cinco horas, se estendendo até a madrugada desta terça-feira (17/01). Todas as cenas foram repetidas várias vezes, de acordo com as versões dos policias e das testemunhas.

Durante a reprodução, familiares e amigos pediram justiça segurando cartazes ao longo da rodovia onde Marcelo Barbosa foi atingido por um tiro de fuzil, disparado por policiais militares, durante uma abordagem na madrugada do dia 14 de novembro.

O delegado Igor Diego disse que “estamos aqui hoje com o objetivo esclarecer as várias versões que foram apresentadas durante o inquérito policial. Os pontos relevantes relacionados a abordagem e a ação dos policiais serão simulados aqui hoje, para que a gente consiga uma verdade sobre o que aconteceu no dia do fato”.

“No inquérito tem o depoimento das testemunhas, de familiares, dos policiais que participaram da ação, temos a perícia realizada no veículo onde verifica os disparos desferidos, as imagens, a perícia na arma de fogo que suspostamente foi encontrada no veículo da vítima, temos a perícia na arma dos policiais que efetuaram os disparos no momento da abordagem, e hoje é mais um ato processual que poderá servir de base para que a comissão consiga decidir pela responsabilidade penal ou não dos envolvidos”, disse o delegado.

A reprodução também buscou verificar se era possível ou não, se uma pessoa no interior do veículo poderia apontar uma arma de fogo para os policiais. Os militares envolvidos na abordagem participaram da reprodução. Ainda segundo o delegado, “estamos buscando esclarecer os pontos de dúvidas para que a gente consiga concluir as investigações. Fazer justiça significa ficar do lado dos fatos e estamos aqui para esclarecer o que aconteceu naquele dia que culminou posteriormente, infelizmente, na morte do empresário“.

O advogado da família, Vitor Oliveira, relatou que “essa reprodução simulada é de extrema importância, tendo em vista que as provas que foram colhidas tecnicamente estão agora colidindo com as testemunhas na prática, tudo está sendo apurado e mostrado na prática da forma que correu, junto com a perícia, com os testemunhos e reprodução, para esclarecer qualquer dúvida”.

“Até o momento nós podemos constatar que os veículos foram direcionas com a narrativa de cada um, segundo o que a família sempre defendeu, e firmando que Marcelo Barbosa era uma pessoa de bem, honesta, que tinha uma boa índole, e vamos conseguir extrair dessa reprodução bons resultados que possam comprovar o que a família sempre alegou”, completou Victor Oliveira.

Já o advogado dos militares, Napoleão Júnior, disse que “o primeiro compromisso nosso em quanto defesa é de colaborar com a justiça. Temos as versões e a reprodução traz uma concretude dentro das investigações, e esperamos que a versão apresentada seja a dos policiais, que é a compatível com a veracidade”.

Não há prazo para conclusão do inquérito, mas as autoridades esperam que o caso seja esclarecido o quanto anos.

Foto: NN Play

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Navio que destruiu ponte nos EUA é rebocado para estaleiro após dois meses

O navio porta-contêineres que atingiu e derrubou a ponte...

Irã pediu ajuda dos EUA para encontrar aeronave que caiu com o presidente Ebrahim Raisi

Os Estados Unidos afirmaram, nesta segunda-feira (20), que o...

CSA anunciou o técnico Higo Magalhães

A direção do CSA anunciou, nesta segunda-feira (20), a...