Caetano, Gil e Chico vão cantar em protesto contra PEC da Blindagem no Rio

Três dos maiores nomes da MPB (Música Popular Brasileira), Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, confirmaram presença em um ato neste domingo (21), em Copacabana, contra a chamada PEC da Blindagem. A proposta, aprovada pela Câmara, prevê que deputados e senadores só possam ser processados criminalmente com autorização do Congresso em votação secreta. Apelidada […]

Por Portal NN1 19 de Setembro de 2025 às 21:17
Compartilhe Google News
Caetano, Gil e Chico vão cantar em protesto contra PEC da Blindagem no Rio

Três dos maiores nomes da MPB (Música Popular Brasileira), Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, confirmaram presença em um ato neste domingo (21), em Copacabana, contra a chamada PEC da Blindagem. A proposta, aprovada pela Câmara, prevê que deputados e senadores só possam ser processados criminalmente com autorização do Congresso em votação secreta. Apelidada de “PEC da Bandidagem” por críticos, a medida foi considerada um retrocesso por especialistas e por integrantes do governo.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, alertou que a regra poderia abrir espaço para maior infiltração do crime organizado nos Parlamentos. O protesto também se opõe ao Projeto de Lei da Anistia, aprovado em regime de urgência na Câmara, que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Na semana passada, Bolsonaro foi sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Caetano Veloso, que convocou a população pelas redes sociais, conduzirá um trio elétrico acompanhado por Gil e Chico, a partir das 14h, no Posto 5. O espaço será reservado apenas a artistas, sem participação de políticos. Além dos ícones da MPB, a cantora Anitta também incentivou seus 63 milhões de seguidores no Instagram a aderirem à mobilização, chamando atenção para “os riscos de impunidade”.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

As manifestações devem ocorrer em mais de uma dezena de cidades. No Congresso, enquanto o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defende a PEC como uma proteção contra abusos judiciais, o Senado já sinalizou resistência à proposta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vetará o PL da Anistia e classificou a PEC da Blindagem como “não séria”.

Leia também

PEC da Blindagem pode barrar ações contra corrupção no uso de emendas

População deve cobrar Câmara dos Deputados sobre PEC da Blindagem, afirma ministro da Educação

Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan