
Brasil na Coreia do Sul: retrospecto tem campanha do penta, goleadas e tropeço
Canarinho volta a Seul, capital do país em que acumula histórico de campanha do penta, goleadas e tropeço
Por Placar
09 de Outubro de 2025 às 13:00

Imagem: Um dos lances polêmicos do primeiro jogo entre Brasil x Turquia, em 2002
O Brasil enfrenta a Coreia do Sul na sexta-feira, 10, às 8h (de Brasília), no Seul World Cup Stadium, por amistoso internacional. O confronto marca o retorno a um país especial para a história da seleção brasileira.
Ao todo, a Canarinho entrou em campo nove vezes em território sul-coreano, acumulando oito vitórias e sofrendo apenas uma derrota, em um histórico que mistura amistosos e jogos oficiais. Além disso, iniciou na Coreia a campanha do pentacampeonato mundial, em 2002.
Ao todo, a Canarinho entrou em campo nove vezes em território sul-coreano, acumulando oito vitórias e sofrendo apenas uma derrota, em um histórico que mistura amistosos e jogos oficiais. Além disso, iniciou na Coreia a campanha do pentacampeonato mundial, em 2002.
O Brasil na Coreia
A história da seleção em solo coreano começou em agosto de 1995, com uma vitória por 1 a 0 em um amistoso na cidade de Suwon, com gol de Dunga. Dois anos depois, em 1997, um novo confronto em Seul terminou com outro triunfo brasileiro, desta vez por 2 a 1, em virada com tentos de Ronaldo e Sonny Anderson.
Contudo, a terceira visita, em março de 1999, marcou o único revés do Brasil no país até hoje. Comandada por Vanderlei Luxemburgo e com uma equipe alternativa, a seleção foi surpreendida e perdeu por 1 a 0 para a Coreia do Sul.
O capítulo mais marcante da trajetória brasileira no país foi escrito durante a Copa do Mundo de 2002, sediada em conjunto com o Japão. O Brasil disputou toda a fase de grupos no país, trilhando o caminho para a conquista do título.
A campanha começou com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre a Turquia, em Ulsan. Na sequência, uma goleada por 4 a 0 sobre a China, em Seogwipo, e outra vitória elástica por 5 a 2 contra a Costa Rica, em Suwon, garantiram a classificação com 100% de aproveitamento.
Após a conquista do Mundial, o Brasil retornou à Coreia do Sul ainda em novembro de 2002 para um amistoso comemorativo, vencendo por 3 a 2 em Seul, com Ronaldo marcando dois e Ronaldinho fazendo um. A seleção só voltaria ao país asiático em outubro de 2013, quando, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, superou os sul-coreanos por 2 a 0, com gols de Neymar e Oscar.
O confronto mais recente, em junho de 2022, na preparação para a Copa do Catar, terminou com uma goleada do Brasil por 5 a 1, em uma das grandes atuações da equipe na era Tite. Neymar fez dois, enquanto Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Richarlison anotaram um cada.
Últimas notícias

SMS de Maceió apreende garrafas de cachaça de bar na Jatiúca com suspeita de contaminação por metanol

Homem de 54 anos é preso acusado de estupro de vulnerável em Junqueiro

CSA deve confirmar Itamar Schülle como novo técnico

Sport explica jogo contra Flamengo na Arena de PE e nega venda de mando de campo

VÍDEO - Polícia Civil investiga homicídio de dois irmãos em Joaquim Gomes

CRB divulga nota oficial repudiando fala de ex-presidente do CSA sobre acusação de compra de jogador

Motociclista é arremessada para cima de carro após colisão no Tabuleiro dos Martins, em Maceió

Hamas declara fim da guerra na Faixa de Gaza e início de cessar-fogo permanente
