A Federação Alagoana se reuniu com os dirigentes da Primeira Divisão nesta segunda-feira e já tem as datas para o estadual de 2026. De acordo com o calendário nacional, o campeonato começa em 11 de janeiro e termina em 8 de março. O arbitral não pode nem mexer nessas datas.
Como aconteceu neste ano, 11 datas estão reservadas para o estadual e os 8 times estão definidos após o título do Cruzeiro-AL da Segunda Divisão, conquistado no último sábado, contra o Guarany. Assim, os clubes do Alagoano de 2026 são: ASA, Coruripe, CRB, Cruzeiro-AL, CSA, CSE, Murici e Penedense.
Todos os time mandaram representantes para a reunião desta segunda na federação e ficou definido que três vagas na Copa do Brasil serão distribuídas no estadual e uma na Copa Alagoas, acabando com a seletiva. Além disso, serão distribuídas duas vagas para a Série D, para o campeão e o vice do Alagoano. Caso os times estejam em outra divisão nacional, o lugar fica com o terceiro e assim por diante.
Copa Alagoas
Os dirigentes também decidiram que a Copa Alagoas vai ser disputada ao mesmo tempo que o estadual, mas com sete datas. Antes, eram dez. A novidade para 2026 é que as semifinais terão jogo único. Presidente da federação, Felipe Feijó disse que o encontro desta tarde foi importante e propositivo.
- A FAF tem buscado, ano após ano, construir um calendário cada vez mais eficiente e organizado, sempre ouvindo os clubes e trabalhando de forma democrática. Essa decisão conjunta reflete nosso compromisso com o desenvolvimento do futebol alagoano.
A Federação Alagoana informou ainda ao ge que o arbitral será marcado para novembro, ainda sem data definida.
Vale muito
O estadual vai mexer com os grandes do estado em 2026. Atual tetracampeão, o CRB tenta um inédito pentacampeonato.
CSA e ASA, na Série D e com orçamentos parecidos, tendem a disputar cabeça a cabeça um lugar nas finais, até para garantir vagas na Copa do Brasil e no Nordestão. Em 2025, o Alvinegro levou a melhor, chegando à decisão e carimbando um lugar no regional de 2026.