Após fala de Lula dizendo que traficantes de drogas são “vítimas dos usuários", governo divulga nota sobre combate ao tráfico

Presidente fez essa declaração durante um pronunciamento na Indonésia

Por Metrópoles 24 de Outubro de 2025 às 21:44
Compartilhe Google News
Após fala de Lula dizendo que traficantes de drogas são “vítimas dos usuários", governo divulga nota sobre combate ao tráfico
Imagem: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarar, em um pronunciamento na Indonésia, que traficantes de drogas são “vítimas dos usuários também”, o Governo Federal, por meio Secretaria de Comunicação Social, divulgou nota, nesta sexta-feira (24), fazendo um balanço sobre as operações já realizadas para o combate ao tráfico e ao crime organizado.

Segundo o comunicado, “o governo do Brasil não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos contra a espinha dorsal das organizações criminosas”.

O texto destaca que, em 2024, a Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de R$ 7 bilhões em bens de criminosos, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confiscou 850 toneladas de drogas nas rodovias federais, dois recordes em relação ao ano anterior.

De acordo com o governo, as operaçãos de combate ao crime organizado quase dobraram em dois anos: passaram de 1.875, em 2022, para 3.393, em 2024.

“Esse trabalho histórico poderá avançar ainda mais com as inovações do Governo do Brasil na PEC da Segurança Pública e outros textos enviados ao Congresso Nacional. O objetivo é somar as forças de todo o país para desmantelar as estruturas que alimentam o crime”, continua a nota.

“Frase mal colocada”

A fala do presidente, que teve repercussão negativa e está sendo explorada pela oposição, foi um comentário sobre as ações do governo de Donald Trump na América do Sul, no combate ao tráfico internacional de drogas.

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o chefe do Planalto em entrevista a jornalistas na Indonésia.

Mais cedo, o petista se retratou nas redes sociais, afirmando que a frase foi “mal colocada” e pontuando as medidas implementadas pelo governo no âmbito da segurança pública.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, diz a postagem no perfil de Lula.

A repercussão negativa da fala acontece no mesmo dia em que o petista recebeu boas notícias: a pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta sexta indica que a aprovação de Lula chegou ao melhor patamar desde janeiro de 2024, e ele venceria todos os adversários em cenários eleitorais para 2026.

Receba notícias de Brasil no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias do Metrópoles no WhatsApp.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.