Ronda no Bairro apresenta plano de ações para a Operação Verão 2025/2026
Ações foram anunciadas pelo secretário Ricardo Dória na manhã desta sexta-feira para o trade turístico
Por Redação NN1 com Ascom Seprev
14 de Novembro de 2025 às 17:59
Imagem: Secretário Ricardo Dória, da Seprev, anunciou as ações planejadas para a Operação Verão pelo Ronda no Bairro - Foto: Augusto Costa / Ascom Seprev
O secretário de Estado da Prevenção à Violência, Ricardo Dória, anunciou para representantes do trade turístico, nesta sexta-feira (14), que o Programa Ronda no Bairro reforçará suas ações de policiamento de proximidade no Território Orla durante a alta temporada de Verão 2025/2026.
Ao todo, serão mais 10 novas guarnições, totalizando 40 novos agentes atuando na faixa litorânea que vai do Pontal da Barra, na região sul da capital, até o bairro de Ipioca, no litoral norte.
Ricardo Dória ressaltou que a Seprev, por meio do Ronda no Bairro, atua em cooperação com as demais forças de segurança e mantém parceria direta com o setor turístico, garantindo aos visitantes um ambiente de tranquilidade e bem-estar.
“O governador Paulo Dantas tem reforçado a importância de garantir que moradores e visitantes vivam a Orla com tranquilidade. A ampliação das nossas guarnições nas ruas durante o verão e dos turnos é uma resposta direta a essa missão de fortalecer a sensação de segurança e o cuidado, não só com os alagoanos, mas também com os turistas”, disse Dória.
A subcomandante do Programa Ronda no Bairro, major Antonieta Severo, detalhou as ações da Operação Verão durante a reunião. Além da ampliação das guarnições, os horários de funcionamento dos turnos serão estendidos, com a criação de dois turnos extras. Atualmente, as equipes atuam das 7h às 15h e das 15h às 23h. Com o reforço da alta temporada, serão adicionados turnos das 9h às 17h e das 17h à meia-noite.
A Equipe de Articulação e Mobilização Social também intensificará o trabalho de busca ativa e atendimento humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas em situação de rua ou dependência química.
Outra frente de reforço será o atendimento ao turista, com ampliação das equipes bilíngues e a realização de novas edições do projeto Ronda Cultural Corações da Paz, que contará com apresentações da banda de música do Programa em pontos estratégicos da Orla, como o Marco dos Corais.
Início
A Operação Verão terá início com a chegada do primeiro navio de cruzeiro ao Porto de Maceió, no próximo dia 19. Serão 33 atracações até 24 de abril de 2026. Assim como na temporada passada, o Ronda no Bairro fará uma recepção especial aos visitantes no Porto, com agentes bilíngues, apresentação de saxofone e policiamento reforçado nas áreas adjacentes de Jaraguá.
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga. No encontro, foram apresentados dados de atuação e índices de redução de criminalidade na região da Orla, com informações da Polícia Civil — por meio da Oplit, e da Delegacia de Proteção ao Turista — e da Polícia Militar.
Segundo o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnnes, houve redução geral de 18,83% nos indicadores.
O presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Milton Vasconcelos, destacou a importância da integração entre os setores. “Turismo e segurança pública não se fazem sozinhos. É preciso unir esforços, decidir em conjunto e viabilizar ações para que Alagoas siga sendo referência nacional, com um turismo seguro e acolhedor”, afirmou.
O trade turístico reúne entidades como ABRASEL, ABIH, ABAV, SINDHAL e ABRAJET, além do Maceió Convention.
Últimas notícias
Croácia vence Ilhas Faroé e se classifica para Copa do Mundo de 2026
Eliminatórias: em jogo movimentado, Holanda e Polônia ficam no 1 x 1
Eliminatórias: Croácia se classifica e Alemanha vence
Justiça de Minas Gerais nega queixa-crime de Leila Pereira contra Dudu
Enem 2025: 2º dia de provas será neste domingo (16)
Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
PF cumpre mandado contra suspeito de fazer apologia ao nazismo e racismo pela internet, em Coruripe
Sesau passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde