Abel Ferreira, do Palmeiras, joga a toalha por título do Brasileirão: "Campeonato está entregue"

Treinador afirma que é quase impossível conquistar a taça do torneio após empate do Verdão e vitória do Flamengo no sábado

Por Eduardo Rodrigues, Globo Esporte 23 de Novembro de 2025 às 12:45
Compartilhe Google News
Abel Ferreira, do Palmeiras, joga a toalha por título do Brasileirão: "Campeonato está entregue"
O técnico Abel Ferreira jogou a toalha para o título do Campeonato Brasileiro após o empate do Palmeiras com o Fluminense, no sábado, (22), e a vitória do Flamengo sobre o Red Bull Bragantino.

Com os resultados de sábado a noite, o time Rubro-Negro abriu quatro pontos na liderança do Brasileirão. Restando três partidas, a situação para o Verdão ficou bem complicada.

– Não adianta dizer, acho que devemos canalizar a nossa energia agora para aquilo que é o próximo sábado (29). Temos um jogo no meio de semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é melhor, mas acho que o campeonato está entregue e na altura certa iremos falar aquilo que foi este campeonato brasileiro – afirmou Abel.

O empate deste sábado foi o quarto duelo do Palmeiras sem vitória de forma consecutiva. Abel avaliou que um dos grandes problemas foi o número elevado de convocados na data Fifa e o cansaço de alguns atletas.

– Não há tempo para respirar, nem para descansar. Você falou em energia. Acho que isso é bem evidente. Não é porque eles não tentem. Fala em inspiração, não foi? É isso que se nota. Nota-se perfeitamente que estamos a tentar, mas sem ser criativos. Tu vais um por um. Acho que é injusto falar só de um jogador – disse.

– Tu vai um por um e começa a ver que não foi bom a parada da FIFA, não foi bom, os jogos que tivemos fora não foi bom, jogar sem sete ou oito jogadores não foi bom, ter jogadores castigados importantíssimos naquilo que é sobretudo o motor do meio campo, porque perdemos o Lucas (Evangelista), perdemos o Andreas nestes jogos em que perdemos jogadores para as seleções e nós sabemos a importância de que o motor ter que ser um motor criativo e potente e nós neste momento. Falou bem para ser a continuidade do último jogo com outros jogadores mas é isso acho que foi uma uma partida muito transpirada e pouco inspirada – acrescentou.

Antes de viajar para Lima, no Peru, para a decisão da Libertadores, no sábado, às 18h (de Brasília), diante do Flamengo, o Palmeiras encara o Grêmio, na terça-feira (25), às 21h30, fora de casa.

Há a possibilidade do Verdão ir com um time misto para o duelo em Porto Alegre para descansar alguns dos principais jogadores.

– Um jogo de cada vez, ainda temos um jogo no meio, vamos ver como é que amanhã estão os nossos atletas. E depois vamos preparar esse jogo com três dias, que é o que temos para preparar. Temos o Grêmio ainda pelo meio e depois descansar para que temos essa final, que já todos tinham nos tirado da final, ou pelo menos 99%. E nós com todo o mérito por tudo aquilo que fizemos vamos aproveitar para dar o melhor de cada um de nós para vencer – analisou Abel.