O CRB já iniciou de forma intensa o planejamento para a temporada 2026. Em entrevista, o executivo de futebol do clube, Ari Barros, falou abertamente sobre o mercado de transferências, o impacto do calendário nacional, o modelo de elenco definido pela diretoria e os objetivos esportivos do Galo para o próximo ano, que tem como principal meta o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.
Durante a entrevista, Ari Barros reconheceu a ansiedade do torcedor por reforços e garantiu que o clube está atento ao mercado. Segundo o dirigente, o CRB já possui quatro ou cinco negociações bem encaminhadas, mas os anúncios ainda dependem da liberação contratual dos atletas junto a seus clubes atuais.
“Eu entendo a ansiedade do torcedor por saber quem vem defender as cores do CRB. Estamos atentos, com quatro ou cinco atletas bem encaminhados, mas são jogadores que ainda têm vínculo com outras equipes. Precisamos ter muito cuidado. Assim que resolvermos essas liberações, vamos anunciar. Acredito que ainda nesta semana o torcedor terá as informações dos atletas que vamos apresentar”, afirmou.
Ari também explicou que o calendário do futebol brasileiro tem acelerado e, ao mesmo tempo, dificultado o processo de contratações. Com a Série A e a Série B começando mais cedo e com o impacto da Copa do Mundo em 2026, o dirigente destacou a necessidade de adaptação a um novo cenário.
“O calendário no Brasil é muito complicado. Em 2026 teremos um novo formato por causa da Copa do Mundo. Os clubes de Série A, por exemplo, já deram 15 dias de férias e terão que conceder mais 15 agora. Isso muda toda a dinâmica de planejamento. As conversas começaram antes mesmo do fim das competições”, explicou.
Dentro desse contexto, o CRB definiu uma diretriz clara para a formação do elenco: não ultrapassar 30 atletas. A previsão é iniciar a temporada com 26 jogadores de linha e quatro goleiros, modelo considerado mais funcional para o dia a dia de trabalho da comissão técnica.
“Nós não vamos passar de 30 atletas. Tivemos dificuldades nesta temporada com elencos de 34, 35 jogadores, e isso acaba prejudicando o trabalho do treinador no dia a dia. Planejamos um grupo com 26 jogadores de linha e quatro goleiros, respeitando o orçamento e sendo muito assertivos, porque o futebol está muito caro”, destacou Ari Barros.
A reformulação do elenco já está em andamento. De acordo com o executivo, cerca de dez atletas já deixaram o CRB, dentro do processo de ajuste para a temporada 2026. O dirigente ressaltou que todas as decisões seguem um planejamento pré-estabelecido, mesmo diante das dificuldades impostas pelo calendário apertado.
“Já tivemos a saída de aproximadamente dez atletas. Sabemos que o calendário não é agradável, mas precisamos nos readaptar a esse novo formato de datas e seguir aquilo que foi planejado”, pontuou.
Confiante no trabalho que vem sendo desenvolvido, Ari Barros afirmou que os reforços que estão próximos de serem anunciados devem agradar à torcida e elevar o nível competitivo do time. Para ele, o próximo ano pode marcar um novo momento para o clube.
“Tenho certeza de que os reforços que vamos anunciar vão agradar o torcedor. Eu tenho falado que 2026 será um ano extraordinário para o CRB”, disse.
Ao projetar a temporada, o dirigente também fez questão de listar os objetivos esportivos do clube. Além da disputa da Série B, considerada uma das mais equilibradas dos últimos anos, com a presença de equipes recém-rebaixadas da Série A, o CRB mira conquistas desde o início do calendário.
“No começo do ano, nosso objetivo é buscar o pentacampeonato estadual, com todo respeito às equipes que fazem parte da competição. Queremos avançar na Copa do Nordeste, passar de fase na Copa do Brasil e, na Série B, fazer um grande trabalho para buscar o tão sonhado acesso à Série A, que é o desejo do torcedor e também nosso”, concluiu.