Alagoas entrega a primeira Sala Google da rede pública estadual em Batalha
Escola Estadual Maria de Lourdes recebeu também 72 laptops e estações de carga para acesso aos sistemas do Google
Por Redação NN1 com Agência Alagoas
23 de Dezembro de 2025 às 08:32
Imagem: Pei Fon/ Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas inaugurou nesta segunda-feira (22) em Batalha, como parte dos festejos pela emancipação política do município, a primeira Sala Google for Education das escolas da rede pública estadual. A escola Maria de Lourdes foi a primeira contemplada com a sala, que recebeu o nome do ex-deputado federal Luiz Dantas. Em parceria com a empresa Google, o Governo investiu cerca de 150 mil na sala
A Escola Estadual Maria de Lourdes tem 240 alunos matriculados, oferecendo regime de ensino integral. A escola recebeu 72 Chromebooks e duas estações de recarga. Os Chromebooks são laptops que usam o sistema operacional ChromeOS do Google, focados em velocidade, simplicidade e segurança, rodando principalmente aplicativos da web e armazenando arquivos na nuvem (Google Drive).
O "Google Sala de Aula" (Google Classroom) é uma plataforma online de gestão da aprendizagem que permite a professores e alunos criarem, distribuírem e avaliarem tarefas, além de centralizar a comunicação. Para acessá-la, é preciso ter uma conta Google (Gmail ou institucional).
O governador Paulo Dantas agradeceu a equipe do Google por trazer inovação e novas tecnologias para auxiliar a aprendizagem dos alunos da rede pública estadual. O governador também parabenizou a equipe da escola pelos excelentes resultados alcançados nos índices da educação.
A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, informou que as duas escolas de Batalha receberam 72 Chromebooks, cada uma, e o sistema de internet com Wi-Fi já está sendo instalado. Em todo o estado serão distribuídos 32 mil Chromebooks.
“Todas as escolas da regional de Maceió já receberam esses equipamentos. Mas a Sala Google de Batalha é a primeira", observou a secretária.
O gestor da escola, Joanathan Pereira, disse que a chegada da sala Google é um avanço muito importante para uma unidade do Sertão. "Isso mostra que não ficamos alheios às novidades e também aos investimentos do Governo do Estado na educação ", expressou o gestor
A representante da Google For Education, Larissa Silveira, disse que o Governo de Alagoas vem trabalhando no projeto já há alguns anos e está concluindo a compra de mais de 32 mil Chromebooks com carrinhos de recarga que criam laboratórios móveis para as escolas do estado.
A proposta da Seduc é que os 32 mil Chromebooks estejam entregues na volta às aulas do ano. "É uma alegria muito grande poder disponibilizar isso também para os alunos da rede pública. A rede de educação do estado do Alagoas vai poder usufruir do Google Workspace for Education, que é um ambiente onde o aluno consegue ter acesso a diversas plataformas de ensino e aprendizagem e consegue interagir e aprender de uma forma muito mais divertida e inteligente para a rede", disse.
Últimas notícias
Gisele Bündchen se casa com o lutador de jiu-jitsu, Joaquim Valente
O que é mais provável: ganhar na Mega ou ser mordido por tubarão?
Adeal inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
PM apreende armas de fogo e drogas em ações nas regiões Sul e Sertão
Lula assina indulto de Natal e deixa de fora presos pelo 8/1 e delatores
Filho é preso após agredir a própria mãe em Coité do Nóia
Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família