Alexandre de Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no Natal
Ex-presidente será internado já na quarta-feira (24) para exames preparatórios
Por Gerson Camarotti, Globo News
23 de Dezembro de 2025 às 14:29
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (23) que Jair Bolsonaro seja internado e passe por uma cirurgia na quinta-feira (25) para tratar um quadro de hérnia inguinal.
Segundo a determinação, o ex-presidente será internado na quarta-feira (24) para iniciar os procedimentos pré-operatórios e a cirurgia será na quinta.
Bolsonaro deve passar por um procedimento cirúrgico para tratar um quadro de hérnia inguinal bilateral e de crises de soluço. Segundo a PF, trata-se de uma cirurgia eletiva, ou seja, não é de urgência, mas é importante para evitar o agravamento da situação médica (entenda mais abaixo).
🔎A hérnia inguinal (também chamada hérnia na virilha) acontece quando os tecidos do interior do abdômen saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal formando uma espécie de abaulamento no local. Quando isso ocorre dos dois lados, ela é chamada de bilateral.
Perícia da PF
Bolsonaro passou por uma perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que concluiu que o ex-presidente tem hérnia inguinal bilateral – um problema que afeta os dois lados da região da virilha – e precisaria de intervenção cirúrgica.
Segundo o laudo, a cirurgia é considerada eletiva, ou seja, não se trata de um caso de urgência ou emergência. Ainda assim, os peritos recomendaram que o procedimento fosse realizado "o mais breve possível", para evitar agravamento do quadro.
A perícia avaliou que houve "piora progressiva" do quadro de hérnia de Bolsonaro, provavelmente causado pelo "aumento da pressão intra-abdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica".
A autorização para a cirurgia foi concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última quinta-feira (19). Na ocasião, ele também negou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa do ex-presidente.
A defesa, no entanto, ainda não havia submetido oficialmente um pedido para marcar a data, o que ocorreu nesta terça.
Últimas notícias
Suspeito preso por estelionato e lavagem de dinheiro em Goiás é transferido para Alagoas
Governo de Alagoas institui comissão organizadora do concurso da CGE
Natal em Alagoas terá calor, sol entre nuvens e chuva passageira no litoral
Unidades do Hemoal irão funcionar em escala especial para doação de sangue neste Natal
Moraes diz que manteve reuniões com Galípolo por causa da Magnitsky
Banco Central se manifesta sobre conversas de Galípolo e Moraes
Penedense paga folha de dezembro e reforça compromisso com o clube
Conselheiros do São Paulo protocolam pedido de impeachment de Casares