Uncisal divulga edital do Processo Seletivo para Transferência, Reopção e Equivalência
Interessados têm até o dia 20 de janeiro para efetuar inscrição
Por Redação NN1 com Ascom Uncisal
12 de Janeiro de 2026 às 17:22
Imagem: Processo seletivo contempla três modalidades de ingresso: Transferência, Reopção e Equivalência - Foto: Ascom Uncisal
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) publicou o Edital de Abertura do Processo Seletivo Classificatório para Transferência, Reopção e Equivalência (PSCTRE/UNCISAL 2026.1), destinado ao preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação da instituição. As inscrições estarão até 20 de janeiro de 2026.
Na modalidade Transferência, podem concorrer estudantes regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), no mesmo curso pretendido na Uncisal. O edital estabelece que não haverá transferência para os dois primeiros nem para os dois últimos semestres letivos de cada curso. Além disso, o candidato deve ter integralizado, no máximo, 75% da carga horária total do curso de origem; possuir matrícula ativa ou estar apto à matrícula em semestre igual ou posterior ao da vaga ofertada; e ter participado de pelo menos uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre 2021 e 2025, com nota superior a zero na redação.
A Reopção é destinada a estudantes que já integram o corpo discente da Uncisal e desejam mudar de curso, redirecionando sua trajetória acadêmica. Para concorrer, é necessário estar regularmente matriculado em algum curso de graduação da instituição no momento da inscrição.
Já a modalidade de Equivalência é voltada para graduados, egressos de cursos superiores de qualquer Instituição de Ensino Superior brasileira reconhecida pelo MEC.
O processo seletivo observa o critério de inclusão regional, conforme previsto na Lei Estadual nº 9.365, de 3 de setembro de 2024. Têm direito a esse benefício os candidatos residentes em Alagoas que sejam naturais do estado ou que, mesmo não sendo naturais, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais localizadas em municípios alagoanos.
Isenção de taxa de inscrição
Poderá solicitar isenção de taxa de inscrição o candidato que se enquadre em uma das situações a seguir:
- pessoa candidata desempregada (e que resida há pelo menos dois anos no Estado de Alagoas);
- pessoa candidata desempregada (e que resida há pelo menos dois anos no Estado de Alagoas);
- pessoa candidata carente (e que resida há pelo menos dois anos no Estado de Alagoas);
- pessoa candidata doadora de sangue (e que resida há pelo menos dois anos no Estado de Alagoas);
- pessoa candidata trabalhadora que ganha até um salário mínimo por mês (e que resida há pelo menos dois anos no Estado de Alagoas);
Os candidatos que desejarem solicitar isenção de taxa deverão anexar os documentos comprobatórios sua condição ao sistema on-line de inscrições, conforme Edital de Abertura, até o dia 14/01/2026. Os demais documentos necessários para a avaliação e classificação no processo seletivo podem ser postados posteriormente, editando a inscrição já realizada, até o final do prazo de inscrições
O edital completo, com informações detalhadas sobre vagas, cursos, etapas do processo seletivo e cronograma está disponível no site da Uncisal (uncisal.edu.br). A universidade reforça que os candidatos leiam atentamente todas as normas antes de efetuar a inscrição.
As demais publicações do processo seletivo deverão ser acompanhadas por meio da página do processo seletivo, disponível em https://selecao.uncisal.edu.br/processoseletivo/131.
Últimas notícias
Cristian Lucca é homenageado com a Camisa 100 pelos cem jogos no ASA
Atendimento da Casal em Arapiraca muda de endereço a partir do dia 15
Resultado do Enem 2025 será divulgado na sexta-feira (16)
Operação Verão prende 11 pessoas em flagrante por embriaguez ao volante, no fim de semana, em Alagoas
Seguro-desemprego tem novos valores em 2026
Saidinha de Natal 2025: 46 mil presos deixaram cadeias no fim do ano e quase 2 mil não voltaram
Dois homens são presos por porte ilegal de arma de fogo e porte de droga durante fiscalização da PRF, em Santana do Ipanema
Cinco paredões e cinco aparelhos de som residenciais são apreendidos no fim de semana, em Maceió