Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro
Pedido declara medicamentos como de interesse público
Por Agência Brasil
10 de Fevereiro de 2026 às 10:41
Imagem: REUTERS/George Frey/File Photo
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (9) requerimento de regime de urgência para apreciar o Projeto de Lei nº 68, de 2026, que declara os remédios Mounjaro e Zepbound como de interesse público e pede a quebra de patente. Ambos são medicamentos agonistas do receptor GLP‑1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.
Foram registrados, ao todo, 337 votos favoráveis e 19 contrários. O texto é de autoria dos deputados federais Antonio Brito (PSD-BA) e Mário Heringer (PDT-MG). Com a aprovação do regime de urgência, o projeto pode ser votado a qualquer momento no plenário, sem necessidade de passar pelas comissões da Casa.
Alerta
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta de farmacovigilância sobre os riscos do uso indevido de canetas emagrecedoras. O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida.
Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas dos medicamentos aprovados no Brasil, as notificações têm aumentado tanto no cenário internacional quanto no cenário nacional, o que exige reforço das orientações de segurança.
O monitoramento médico, segundo a agência, é motivado pelo risco de eventos adversos graves, incluindo pancreatite aguda, que podem incluir formas necrotizantes e fatais.
No início do mês, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido também emitiu alerta para o risco, ainda que pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam canetas emagrecedoras.
Últimas notícias
Polícia Civil apreende canetas emagrecedoras contrabandeados, em Capela
Incêndio destrói tradicional fábrica de fardamentos, no bairro Itapuã, em Arapiraca
Idoso de 90 anos que estava desaparecido é encontrado em área de difícil acesso, em Joaquim Gomes
Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença de 90 dias
Três kg de maconha são apreendidos pela PM durante patrulhamento em Maceió
Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta
Mulher integrante de organização criminosa interestadual é presa durante operação em Paripueira
Polícia investiga denúncia de agressão contra criança em Colônia Leopoldina