Secretaria de Educação abre matrículas para vagas remanescentes da EJA
Oportunidades estão distribuídas por todas as regiões do estado
Por Redação NN1 com Ascom Seduc
10 de Fevereiro de 2026 às 09:34
Imagem: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) está com matrículas abertas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) referentes ao ano letivo de 2026. Ao todo, 20.312 vagas ainda estão disponíveis em todo o estado. Segundo a gerente especial de Fortalecimento da EJA da Seduc, Dirlene Monte, o atendimento para realização das matrículas nas unidades escolares ocorre a partir das 18h, e o prazo segue até o dia 20 de fevereiro de 2026.
Para realizar a matrícula, os interessados devem comparecer presencialmente à unidade escolar onde desejam estudar, portando toda a documentação exigida. A lista completa de documentos e o cronograma de matrículas estão disponíveis no site oficial: matriculaonline.al.gov.br.
As 20.312 vagas estão distribuídas em 142 escolas estaduais espalhadas por todo o estado, sendo 5.439 para a EJA Fundamental e 14.870 para a EJA Modular/Médio.
EJA Modular
A EJA Modular é destinada a estudantes que desejam concluir o ensino médio de forma mais flexível e alinhada à realidade de jovens, adultos e idosos que não finalizaram a Educação Básica na idade regular. Nesta modalidade, o ensino é organizado em quatro módulos, estruturados por áreas do conhecimento, possibilitando maior dinamismo no processo de aprendizagem.
Cada módulo possui duração média de 50 dias, permitindo que o estudante conclua o ensino médio em aproximadamente um ano. O formato também está integrado a cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ampliando as oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Os estudantes matriculados na EJA também podem ter acesso aos benefícios do Cartão Escola 10, que contempla bolsa permanência, bolsa conclusão e o programa Pé-de-Meia, fortalecendo as condições de permanência e conclusão dos estudos.
Oferta nos três turnos
Uma das instituições com vagas disponíveis para a EJA é o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Paulo Freire, na Rua do Sol, Centro de Maceió. Ao todo, são oferecidas 510 vagas, sendo 410 vagas para a EJA Modular Médio e 100 vagas para a EJA Fundamental.
Das 410 vagas para a EJA Modular Médio, 150 são para o turno vespertino, 130 para o matutino e 130 para o noturno, enquanto as 100 vagas da EJA Fundamental estão distribuídas entre os turnos matutino e vespertino.
“Ofertamos a EJA nos três horários e os interessados em se matricularem devem nos procurar de segunda a sexta no horário das 7h30 às 18h, portando RG, CPF, duas fotos 3x4, histórico escolar ou declaração de escolaridade e comprovante de residência”, explica a gestora do CEJA, Alane Lima.
Últimas notícias
Polícia Civil apreende canetas emagrecedoras contrabandeados, em Capela
Incêndio destrói tradicional fábrica de fardamentos, no bairro Itapuã, em Arapiraca
Idoso de 90 anos que estava desaparecido é encontrado em área de difícil acesso, em Joaquim Gomes
Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença de 90 dias
Três kg de maconha são apreendidos pela PM durante patrulhamento em Maceió
Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro
Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta
Mulher integrante de organização criminosa interestadual é presa durante operação em Paripueira