Em jogo realizado neste domingo (6), no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o Uberlândia venceu o ASA por 2 a 0, na primeira partida da decisão do Campeonato Brasileiro da Série D. Ferreira, contra, abriu o placar para o time mineiro e Jhonatan fez o segundo gol já nos acréscimos.
No próximo domingo, os times se reencontram no Parque do Sabiá, interior mineiro. Com o resultado, o Uberlândia joga com a vantagem de perder até por um gol de diferença.
Após perder a invencibilidade nos mata-matas da Série D, o ASA só fica com o título no tempo normal se vencer em Uberlândia por três ou mais gols de diferença. Caso vença com a vantagem de dois gols, força a disputa por pênaltis.
No primeiro tempo, o ASA teve domínio territorial do jogo, com boa marcação no meio-campo e saindo em velocidade para o ataque. Mas faltou efetividade na finalização. O Alvinegro ainda teve um gol de Gustavo Ramos anulado por impedimento.
O Uberlândia, por sua vez, ficou mais no campo defensivo, esperando o erro do adversário. Pouco incomodou o gol de Rafael Mariano.
Na segunda etapa, o Uberlândia saiu um pouco mais para o jogo. O ASA seguia bem postado dentro de campo, mas tinha dificuldade no último passe. Não conseguia o mesmo desempenho de jogos anteriores. Numa jogada de transição rápida, o Uberlândia abriu o placar aos 27 minutos, numa infelicidade do volante Ferreira, que marcou contra.
Na parte final da partida, o ASA foi para o abafa, mas não conseguiu empatar e, para complicar, Jonathan fez o segundo gol em um contra-ataque rápido.