27 C
Arapiraca
Terça-feira, 21 Maio, 2024

STJ autoriza paciente a cultivar cannabis para fins medicinais

O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou um paciente com ansiedade generalizada a cultivar, em casa, plantas de cannabis (maconha) para fins medicinais. A decisão foi publicada no dia 19 de maio.A autorização foi concedida após a Justiça do Paraná rejeitar salvo conduto para evitar eventual prisão em flagrante. No processo, o paciente alegou que necessita do óleo de cannabis, flores in natura e extratos da planta para seguir o tratamento contra ansiedade, que provoca dores de estômago e distúrbios do sono.

Ao decidir a questão, o ministro citou outras liminares recentes proferidas pelo tribunal e autorizou o paciente a cultivar 354 plantas, conforme prescrição médica e laudo de engenheiro agrônomo, sem sofrer qualquer medida criminal.

“Fica vedada a comercialização, doação ou transferência a terceiros da matéria-prima ou dos compostos derivados da erva”, ressalvou o ministro.

Em outra decisão recente envolvendo o tema, o STJ decidiu que a União e o estado de Pernambuco devem fornecer medicamento à base de canabidiol à paciente com condição específica de saúde.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Justiça alemã julga acusados de planejar golpe de estado

Um aristocrata suspeito de planejar derrubar o governo alemão...

Espanha anuncia que retira ‘definitivamente’ a sua embaixadora na Argentina

A Espanha vai retirar “definitivamente” sua embaixadora na Argentina,...

Passageiro morre após turbulência e voo da Singapore Airlines faz pouso forçado

Um voo da Singapore Airlines que partiu de Londres...

Cidade japonesa bloqueia vista do Monte Fuji para evitar selfies de turistas

Uma cidade japonesa começou a instalar uma grande barreira...