
STF tem dois votos para confirmar que número de deputados por estado permanece o mesmo em 2026
Decisão de Luiz Fux, que atendeu pedido do Congresso, está sendo analisada pelo plenário
Por Daniel Gullino, O Globo
30 de Setembro de 2025 às 13:45

O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando nesta terça-feira (30) se confirma a decisão, dada pelo ministro Luiz Fux, de que o número de deputados federais por estado será mantido nas eleições de 2026.
Fux votou para confirmar sua determinação e foi acompanhado até agora pelo ministro Alexandre de Moraes. A análise ocorre em uma sessão extraordinária do plenário virtual, até a noite desta terça.
Em 2023, o STF determinou que o Congresso deveria redefinir, de acordo com a população atual, o número de deputados a que cada estado e o Distrito Federal tem direito. O prazo para os parlamentares realizarem a alteração era de dois anos, até junho de 2025.
Entretanto, ao invés de recalcular a divisão, a Câmara dos Deputados optou por aumentar o número de deputados, de 513 para 531. O objetivo foi de que nenhum estado perdesse parlamentares. A medida foi aprovada em seguida pelo Senado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contudo, vetou o aumento. Como o prazo dado ao Congresso venceu, caberia agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir a redistribuição.
Na segunda-feira, o presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), solicitou a Fux que a divisão fosse mantida para 2026. O argumento foi de que o veto de Lula ainda não foi analisado, e que, portanto, "o processo legislativo permanece em curso".
Por isso, Alcolumbre pediu que a eventual derrubada do veto de Lula ou uma redefinição feita pelo TSE fossem aplicados somente para as eleições de 2030.
Fux, que é o relator da ação, concordou com os argumentos. "O processo legislativo sobre a matéria ainda não se encerrou, tendo em vista que o veto integral aposto pelo Presidente da República ainda não foi objeto de deliberação pelo Poder Legislativo", escreveu o ministro.
O relator ainda considerou que, "à luz da segurança jurídica, impõe-se que haja, desde logo, clareza quanto ao número de assentos legislativos da Câmara dos Deputados destinados a cada Estado e ao Distrito Federal nas eleições de 2026".
Entenda a divisão
A Câmara dos Deputados é composta de forma proporcional pelos representantes de cada estado e do Distrito Federal. Cada unidade da federação tem no mínimo oito e no máximo 70 deputados, a depender da sua população. Entretanto, alguns estados reclamam que o número não foi atualizado de acordo com as variações recentes no número de habitantes.
A decisão foi tomada em uma ação protocolada pelo governo do Pará em 2017. A alegação é que o estado estaria subrepresentado na Câmara desde 2010.
A representação atual de cada unidade foi definida em 1993, e passou a valer na eleição do ano seguinte. Desde então, no entanto, a evolução populacional observadas nos censos seguintes (de 2000, 2010 e 2022) foi ignorada. Diversos projetos prevendo um nova divisão foram apresentados ao longo dos anos, mas não prosperaram.
Últimas notícias

Motorista embriagado é preso em flagrante após provocar acidente em Craíbas

Homem é encontrado morto dentro de casa no Centro de Taquarana
.webp)
Dois jovens morrem e mulher fica ferida após colisão envolvendo duas motocicletas na AL-435, no Litoral Norte
.jpeg)
Três suspeitos são presos e três armas de fogo e quase 4 kg de drogas são apreendidas em ações da PM na capital e interior
.jpeg)
PM apreende 23 armas de fogo e quase 50 kg de drogas na última semana em Alagoas

Operação localiza integrante de facção suspeito de roubos de relógios de luxo em Maceió

Cartilha de redação do Enem 2025 está disponível para consulta

Trump diz que negociações de cessar-fogo podem levar "alguns dias"
