Alagoas ocupa 2ª posição no país no indicador Taxa de Investimentos do Ranking de Competitividade
Estado subiu 4 posições no indicador
Por Redação NN1 com Agência Alagoas
09 de Outubro de 2025 às 11:41
Imagem: Neno Canuto / Agência Alagoas
Alagoas subiu quatro posições no indicador “Taxa de Investimentos”, que compõe o pilar Solidez Fiscal do Ranking de Competividade dos Estados 2025, ano-base 2024. Com isso, o estado passou a ocupar a segunda colocação no país entre as unidades da Federação que mais investem em áreas consideradas estratégicas. Os dados foram divulgados na terça-feira (07), pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
De acordo com a instituição, o indicador mostra se o estado possui uma gestão fiscal responsável, o que permite o investimento público em áreas estratégicas. Logo, explica o CLP, quanto maior a porcentagem, mais o estado está investindo.
Alagoas registrou porcentagem de 14.93, atrás apenas do Piauí, outro estado nordestino, que lidera a lista com 17.11%. Integram a relação dos cinco melhores colocados: Espírito Santo (13.33%), Para (12.81%) e Mato Grosso (12.72%).
“O indicador de investimento público deve ser compreendido dentro do pilar de Solidez Fiscal. Nesse sentido, buscamos mensurar se o estado possui uma gestão fiscal responsável (mantém gastos com pessoal sob controle, por exemplo), fato que permite o investimento público em áreas estratégicas para o ganho de produtividade e promoção de crescimento econômico, como infraestrutura”, explica o Centro de Liderança Pública.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em 2024 Alagoas investiu mais de R$ 3.2 bilhões em áreas estratégicas, sendo os maiores investimentos destinados às áreas de Saneamento, Transporte e Educação.
Últimas notícias
Alagoas ultrapassa marca de 40 mil empresas abertas no ano
Secretaria de Saúde promove Oficina de Aconselhamento em Amamentação nos dias 18 e 19 de novembro
Brasileira de 69 anos morre em Buenos Aires após ser atacada na rua
Áreas protegidas são quase metade da Amazônia Legal, mostra IBGE
Carteira de Identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, pessoas com deficiência e idosas passam a ser emitidos de forma virtual
TJAL inicia campanha "Natal sem Fome" em favor de famílias vulneráveis
MPF e DPU apresentam caso Braskem na COP30, em Belém
Agente da PRF que matou menina de 3 anos vai a júri popular no Rio