
Gabriel Bortoleto quer adaptação rápida à pista no Grande Prêmio dos Estados Unidos
Brasileiro da Sauber não tem tempo a perder: "Como piloto, você tem que se adaptar"
Por Thiago Fagnani, Band Esporte
17 de Outubro de 2025 às 13:19

Ainda que Gabriel Bortoleto já tenha disputado 18 etapas na Fórmula 1 até o momento, o Grande Prêmio dos Estados Unidos neste final de semana promete ser de novidades para ele.
O brasileiro da Sauber jamais correu no Circuito das Américas, palco da prova nos EUA. E para piorar, a etapa terá corrida sprint, com apenas um treino livre para os pilotos.
O brasileiro da Sauber jamais correu no Circuito das Américas, palco da prova nos EUA. E para piorar, a etapa terá corrida sprint, com apenas um treino livre para os pilotos.
Com menos tempo para se adaptar à pista, Bortoleto teve que apelar para o simulador. Mas acredita que, se a programação pode jogar contra, também pode ser encarada com otimismo.
“Eu acho que é uma questão sempre complicada, você estar em um circuito novo, acima de tudo. Mas, como piloto, é simples: você tem que se adaptar. Você tem que sentar no carro e dar o seu melhor, entender a pista e o carro o quanto antes”, disse Bortoleto na quinta-feira (16).
“Agora, em fim de semana sprint, é ainda mais apertado - só tem um treino antes da classificação sprint. Mas eu acho que é um final de semana que a gente também tem que ver o lado positivo. Tem bastante sessão antes da classificação (de sábado) para a gente entender o carro, porque (a corrida de domingo) é onde realmente vale. Obviamente a gente quer fazer um bom resultado na sprint, no quali e tudo”, acrescentou o piloto, indo além.
“Mas dá para preparar bem para a classificação, que é somente no sábado. Você tem três sessões antes da classificação para entender o carro em condição de corrida, carro em condição de pouca gasolina, de classificação e tudo. Tem bastante oportunidade. Estou animado para este final de semana. Se a gente fizer nosso trabalho direitinho, acho que a gente pode estar ali lutando por pontos”, completou, animado.
Lição de casa
Em entrevista coletiva, Bortoleto foi perguntado a respeito da preparação para a primeira prova em Austin – em especial, sobre as horas passadas. E garante que a “lição de casa” foi feita.
“Para mim, o simulador é uma coisa importante. Eu faço isso há um bom tempo. Na preparação - esta é uma pista nova para mim, uma pista complicada, técnica - eu passei muitas horas na equipe e em casa também, no meu simulador novo. Não sei exatamente quantas horas passei, mas foram muitas”, disse.
“Fiz muitas voltas, mais do que eu gostaria. Mas me sinto preparado para o evento, sinto que fiz minha lição de casa. Agora é questão de ir para a pista e tentar me acostumar na única sessão de treino antes da classificação sprint”, completou.
Últimas notícias

Três suspeitos de tráfico de drogas são presos e armas e drogas apreendidas do Sertão

Ginásio João Paulo II será palco das quartas de final do Campeonato Brasileiro de Futsal entre Traipu e Ceará

Barroso decide votar sobre descriminalização do aborto antes de deixar STF

Polícia Militar prende dois suspeitos de violência doméstica e um por mandado em aberto em ações diferentes no Sertão

Polícia Civil prende foragido condenado por tráfico de drogas em Viçosa

VÍDEO: Delegado alerta população sobre novo golpe aplicado por criminosos em Arapiraca

Michelle culpa governo por tarifaço, critica feminismo e reclama de pressão para Bolsonaro indicar sucessor

Emerson Leão dispara contra Neymar: "Não é exemplo pra ninguém"
