Alagoas é o melhor do Nordeste em responsabilidade fiscal
Estado ocupa o 3º lugar no Brasil, segundo estudo baseado na Regra de Ouro
Por Redação NN1 com Agência Alagoas
29 de Outubro de 2025 às 11:42
Imagem: Agência Alagoas
O Governo de Alagoas voltou a se destacar no ranking nacional de responsabilidade fiscal. De acordo com dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Estado aparece em 1º lugar na Regra de Ouro no Nordeste e 3º no ranking geral do país, sendo o melhor desempenho do Nordeste.
“Essa responsabilidade fiscal permitiu que nós anunciássemos o maior concurso público de Alagoas esta semana, tendo a garantia de que podemos honrar com a contratação e com o pagamento dos salários em dia”, afirmou o governador Paulo Dantas.
A Regra de Ouro é um mecanismo que proíbe o governo de contrair dívidas para custear despesas correntes, como salários, aposentadorias, contas de energia e outros gastos de manutenção. Quanto maior o índice, maior é a capacidade fiscal do Estado. Em 2025, Alagoas atingiu 17,21%, demonstrando solidez nas contas públicas.
O cálculo leva em conta a diferença entre as despesas de capital empenhadas e a receita de operações de crédito, dividida pela receita corrente líquida.
“Esta é a prova do que trabalho sério que o Estado de Alagoas realiza, investindo com recursos próprios, sem depender de endividamento”, declarou a secretária da Fazenda, Renata dos Santos.
Segundo o Tesouro Nacional, a Regra de Ouro é o conjunto de normas que impede que os valores obtidos por endividamento superem as despesas de capital — como investimentos, amortização de dívidas e inversões financeiras. Essa avaliação é realizada anualmente, ao final de cada exercício fiscal, assim como o resultado primário e o teto de gastos.
Durante o governo Paulo Dantas, uma série de medidas de gestão fiscal, controle de gastos e ampliação de investimentos consolidou o Estado como referência nacional em equilíbrio financeiro e cumprimento rigoroso da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que atua na formação de líderes e no fortalecimento da gestão pública. Seus estudos reúnem dados e evidências que ajudam gestores de todo o país a diagnosticar desafios e definir prioridades.
Atualmente, mais de 20 estados utilizam as ferramentas e metodologias do CLP para aprimorar suas políticas públicas.
Últimas notícias
Polícia Civil prende suspeito de abusar sexualmente de criança em São José da Tapera
Operação da Polícia Militar recupera 10 motos com queixa de roubo no Pilar
Lei Seca recupera ciclomotor com queixa de roubo/furto em Arapiraca
VÍDEO: Polícia Civil prende suspeito de tentativas de homicídio em Campo Alegre
AVC mata 1 brasileiro a cada 6 minutos, e 80% dos casos poderiam ser evitados
Alcolumbre determina instalação de CPI do Crime Organizado após megaoperação no RJ
Atleta alagoana conquista prata no Sul-Americano de Judô
VÍDEOS - Estabelecimentos suspeitos de vender celulares roubados são alvo de operação em Maceió