Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Comunidade diz que eles não fazem parte da contagem oficial
Por Agência Brasil
29 de Outubro de 2025 às 09:58
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas forças de segurança do estado, nessa terça-feira (28). Os corpos foram reunidos na Praça São Lucas, no centro da comunidade, e de acordo com os moradores, não fazem parte da contagem oficial de 64 mortos - 60 suspeitos e 4 policiais. A Polícia Militar foi procurada, mas ainda não se pronunciou.
O ativista Raul Santiago, morador do complexo, fez uma transmissão ao vivo e denunciou a “chacina que entra para a história do Rio de Janeiro, do Brasil e marca com muita tristeza a realidade do país.”
A pedido dos familiares, os corpos foram expostos para registro da imprensa, e depois foram cobertos com lençóis. A comunidade aguarda a retirada dos corpos pelo Instituto Médico-Legal.
Se eles realmente estiverem fora das 64 vítimas contabilizadas ontem, o saldo total de mortos da operação mais letal já realizada pelas forças de segurança do Rio, pode chegar a 120. Durante a noite, mais seis corpos encontrados em área de mata no Complexo do Alemão foram levados para o Hospital Getúlio Vargas.
O Corpo de Bombeiros já começou a retirar os corpos no Complexo da Penha. Ainda há incerteza sobre o número total de mortos na ação, que está sendo considerada pelo governo do estado como “a maior operação da história do Rio de Janeiro”. A contagem oficial na terça-feira foi de 64 óbitos, sendo 60 suspeitos e 4 policiais. Isso já caracteriza a ação como a mais letal.
No entanto, seis corpos encontrados por moradores no Complexo do Alemão foram levados para o Hospital Getúlio Vargas durante a noite, além dos 60 localizados na Penha durante a madrugada e manhã de hoje. Caso não haja duplicidade, a conta pode chegar a 130 mortos.
Últimas notícias
Polícia Civil prende suspeito de abusar sexualmente de criança em São José da Tapera
Operação da Polícia Militar recupera 10 motos com queixa de roubo no Pilar
Lei Seca recupera ciclomotor com queixa de roubo/furto em Arapiraca
VÍDEO: Polícia Civil prende suspeito de tentativas de homicídio em Campo Alegre
AVC mata 1 brasileiro a cada 6 minutos, e 80% dos casos poderiam ser evitados
Alcolumbre determina instalação de CPI do Crime Organizado após megaoperação no RJ
Alagoas é o melhor do Nordeste em responsabilidade fiscal
Atleta alagoana conquista prata no Sul-Americano de Judô