O versátil músico alagoano Janu segue sua viagem musical solo, entre shows e bandas, mostrando a inédita “de todas as coisas”. A faixa, que ganhou também um audiovisual gravado na idílica Ilha do Ferro, em Alagoas, é uma parceria com a artista Laura Emília.
É na coragem de dizer adeus com leveza que a composição se pauta, preservando ainda certo exagero dramático, característico da obra de Janu.
O lançamento chega até as plataformas de música nesta quinta-feira (13), com show de lançamento para o dia seguinte, sexta, 14 de novembro, no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca, bairro Santa Edwiges.
“Eu poderia viver com você/Cuidar d’uns bichos/Decidir o que ver na tv /Fazer o impossível/Pra tu nunca mais parar de rir/Mas tu não mereceu”. Emotiva na medida, sem perder a ginga e a irreverência, “de todas as coisas” é sofrência requintada, coroada pelos versos em espanhol de Laura Emília. O título é uma referência direta ao disco “De Todas Las Flores”, da cantora e compositora mexicana Natalia Lafourcade, enquanto a sonoridade bebe de ritmos como a salsa e de artistas como Héctor Lavoe e Raulin Rosendo.
Sobre a colaboração da artista arapiraquense e doutoranda em Literaturas Hispânicas pela Universidade da Califórnia, Laura Emília, Janu comenta que ambos são “apaixonados pela cultura latina e com vontade de diminuir a distância entre Brasil e América Latina, onde o que mais afasta é a barreira da língua”.
“Essa barreira foi um dos principais motivos de a canção ter uma parte em espanhol, além de as influências também pedirem a malemolência da língua. O que seria uma ajuda na tradução dos versos se tornou uma parceria, com ela narrando e finalizando a música dessa forma linda”, diz Janu.
Laura complementa: “Toda tradução é um processo criativo. Quando encontramos a voz em espanhol, a tradução virou uma nova escrita, em diálogo com a língua portuguesa e com a intenção de conversar com mais gente”.
Produzida por Janu e Paulo Franco, a canção ganhou ainda um belo registro audiovisual, em formato de vídeo-letra, onde o artista dança, num rito de passagem, no onírico cenário local.
A direção é de Janu e Tarcísio Ferreira (também à frente da fotografia, montagem e finalização), a direção de arte e still são de Iasmyn Sales e o figurino é de Jonhson Alves. O lyric video contou ainda com o apoio de Rafael Brandão e da Dom Hospedaria.
Com uma discografia que inclui trabalhos como Matuto Urbano (2011), Lindeza (2017), Miolo do Oxente (2022) e 10 Super Sucessos (2024), Janu conquistou espaço em trilhas sonoras de filmes, programas de TV e desfiles de moda.
Membro votante das Academias do Grammy, já colaborou com nomes como Wado, Luana Flores, Ítallo França e Gonzalo Vieira.
Com apresentações que passaram por palcos que incluem a SIM São Paulo, a Bienal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro e o Carnaval de Recife, Janu segue moldando seu legado como um dos artistas mais inventivos da nova cena musical brasileira.
SERVIÇO
O quê: Show de Janu
Quando: 14/11, às 20h
Onde: Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre