Biblioteca Pública Graciliano Ramos recebe exposição “Arte, Vida e Superação”
Mostra do artista e psicólogo Paulo César Souza, que transforma desafios em expressão artística, estará aberta ao público de 1º a 12 de dezembro, em Maceió
Por Redação NN1 com Ascom Secult
28 de Novembro de 2025 às 11:49
Imagem: Daniel Borges/Ascom Secult
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), recebe de 1º a 12 de dezembro a exposição “Arte, Vida e Superação”, do artista Paulo César Souza. A mostra reúne 20 pinturas em tela, 20 esculturas em papel machê e desenhos em grafite, retratando o poder da arte como instrumento de cura, expressão e transformação pessoal.
Paulo César Souza é psicólogo clínico, cadeirante e descobriu seu talento artístico durante um longo período de internação em Brasília, onde passou por diversas cirurgias. Foi nesse momento de recuperação que aprendeu técnicas de papel machê e pintura em tela, que hoje utiliza para transformar suas experiências de vida em arte. Com exposições realizadas na Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Hospital de Apoio de Brasília (HAB), o artista transforma desafios em criatividade, inspirando todos que conhecem seu trabalho.
“Foram cinco anos de internações e cirurgias, um tempo em que a arte surgiu como um refúgio e uma forma de renascer. Hoje, cada escultura e pintura representa um pedaço da minha trajetória e da minha superação”, contou.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a exposição representa um diálogo profundo entre arte e resistência humana.
“Paulo César é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender a dor e se tornar caminho de superação. Abrir as portas da Biblioteca para essa mostra é reafirmar o papel dos nossos equipamentos culturais como espaços de acolhimento, aprendizado e valorização da diversidade humana”, destacou a secretária.
A supervisora da Biblioteca Pública, Mira Dantas, reforçou o compromisso da instituição em promover o acesso à cultura e dar visibilidade a artistas que transformam suas vivências em arte.
“A Biblioteca é um espaço vivo, que acolhe não apenas livros, mas histórias. Receber a exposição de Paulo César é celebrar a força da criatividade e da sensibilidade que brotam mesmo nos momentos mais difíceis”, afirmou.
A exposição “Arte, Vida e Superação” é aberta ao público e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, localizada no Centro de Maceió.
Últimas notícias
VÍDEO - Polícia Civil investiga assassinato de cabeleireiro encontrado morto, às margens da BR-101, em Novo Lino
Sesau ressalta a importância da vacinação contra o HPV para prevenir diversos tipos de câncer
Clientes do Banco do Brasil podem renegociar dívidas até o fim do mês
Três suspeitos de participação em homicídio ocorrido em Anadia são presos
Alagoas ocupou 2º lugar em ranking de destinos nacionais mais buscados para lazer em 2025
Governo prepara medidas para reduzir juros do consignado para CLT
Suspeito de agredir ex-mulher e filhas e incendiar casa é preso em Maceió
Homem é preso suspeito de agredir a esposa e os filhos, em Rio Largo