Paraná Pesquisas: Eleitor quer vice-presidente com olhar voltado à economia

Levantamento do instituto ainda aponta que parte do eleitorado do país prefere que mulher assuma o posto

Por Metrópoles 31 de Dezembro de 2025 às 22:04
Compartilhe Google News
Paraná Pesquisas: Eleitor quer vice-presidente com olhar voltado à economia
Imagem: Imagem de drone mostra bandeira brasileira tremulando na Praça dos Três Poderes, em Brasília • 01/08/2025REUTERS/Adriano Machado
Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas apontou, nessa terça-feira (30), o perfil desejado por eleitores brasileiros de diferentes regiões para um candidato ao cargo de vice-presidente do Brasil nas eleições de 2026.

No Nordeste, a prioridade é a representatividade regional, com 24,9% defendendo um político experiente do local. Já no Sudeste, 25,1% preferem alguém que foque na economia e no setor produtivo.

No Sul e no Norte/Centro-Oeste, a escolha de uma mulher como vice é a característica mais valorizada, com 27,5% e 27,4%, respectivamente.

No total dos entrevistados, a característica mais importante para 24,4% dos eleitores é que o cargo de vice-presidente seja ocupado por uma mulher. Depois, 22,3% pedem por um representante do setor produtivo/agronegócio.

Já 13,2% querem um político experiente do Nordeste, para representar melhor o país. Por outro lado, 12,2% dos eleitores preferem alguém de total confiança ou que seja da família de Jair Bolsonaro (PL). Para 9,9%, que seja alguém ligado à religião e defesa da família, que tenha um perfil conservador ou evangélico.

A amostra ouviu 2.038 eleitores em 163 municípios brasileiros, nos 26 estados e Distrito Federal. O grau de confiança é de 95%, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.