O Instituto de Identificação de Alagoas retomou o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em domicílio. A iniciativa visa garantir o acesso a documentos fundamentais para cidadãos com dificuldades de locomoção.
Nesta quinta-feira (28), o atendimento aconteceu na Casa da Cidadania Milagres, no assentamento Conceição, às margens da AL-480, na zona rural do município de Porto Calvo. O posto é, atualmente, o único a oferecer a modalidade nas regiões do Litoral Norte e Zona da Mata alagoana. A ação foi acompanhada por técnicos do Instituto e pela Secretaria de Cidadania.
Após a família procurar o serviço e fazer o agendamento, a equipe foi até a residência fazer a coleta das digitais e dos documentos obrigatórios. Em breve, a carteira do senhor Eliseu Wanderley será emitida, com o símbolo que identifica a Pessoa com Deficiência (PcD).
Para a família beneficiada, o serviço traz alívio. “Gratidão pelo cuidado e pelo compromisso demonstrados. Eu estava muito preocupada, mas a equipe foi ágil”, afirmou Patrícia Wanderley, que solicitou a emissão para o irmão.
Como solicitar
Segundo o superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, o agendamento deve ser feito presencialmente na sede do órgão por um familiar ou responsável legal.
É necessário apresentar:
- Certidão de nascimento ou casamento (original);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Laudo médico (para comprovar a condição de saúde).
Após a análise dos documentos e o agendamento, uma equipe técnica vai até a residência para realizar a coleta de dados biométricos. O serviço é destinado exclusivamente a idosos, pessoas acamadas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.