Os proprietários de veículos precisam ficar atentos ao prazo de pagamento do licenciamento. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) orienta que a guia de pagamento, conhecida como “Amarelinha”, está disponível no site do órgão, neste link:
https://www.detran.al.gov.br/veiculos/licenciamento-automatico/.
A taxa precisa ser atualizada anualmente e o não pagamento pode gerar multa, perda de pontos na Carteira Nacional de habilitação (CNH) e remoção do veículo.
Muitos proprietários esquecem de pagar a Amarelinha. Para evitar o esquecimento e as sanções, já é possível quitar o licenciamento a partir de janeiro, aproveitando o prazo da cota única com desconto de 5% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), oferecido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) até esta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
O pagamento do licenciamento e do IPVA é necessário para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório. Para emitir o CRLV, que autoriza o veículo a circular de forma regular, é necessário quitar a Amarelinha, o IPVA e eventuais multas registradas no veículo.
Caso o condutor circule com o veículo sem o pagamento do licenciamento anual, estará cometendo uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - artigo 230, inciso V -, com multa, sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Ângela Oliveira, chefe de Controle de Veículos do Detran Alagoas, destaca que a guia de pagamento da taxa de licenciamento (Amarelinha) não é enviada para a residência do proprietária.
“Como a guia não é enviada para a residência, os proprietários precisam emitir o documento pelo site do Detran. Manter o licenciamento em dia evita multas, pontos na CNH e a remoção do veículo. A quitação é indispensável para a emissão do CRLV", explica.