Após denúncia de racismo dentro de sala de aula, professor é afastado das atividades em escola de Maceió

Família do aluno denunciou o caso

Por Redação NN1 04 de Março de 2026 às 15:31
Compartilhe Google News
Após denúncia de racismo dentro de sala de aula, professor é afastado das atividades em escola de Maceió
Imagem: Ascom PCAL
Um professor foi afastado de suas atividades após uma denúncia de racismo em uma escola de Maceió. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso de racismo ocorrido dentro de uma sala de aula em uma escola localizada no bairro Benedito Bentes, na parte alta da Capital. 

Segundo informações, um estudante que utilizava um caderno com a imagem de um chipanzé na capa teria chamado o professor e perguntado com qual colega o animal se parecia. Em seguida, o professor teria apontado para um aluno negro que estava na sala.

A situação foi registrada por uma câmera de monitoramento instalada na sala de aula. As imagens mostram desde a conversa entre dois alunos até o momento em que o professor é acionado para fazer a comparação.

O adolescente de 13 anos, apontado pelo professor na comparação com o animal, não reagiu no momento, mas relatou o ocorrido à família, que procurou a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência. O caso passou a ser investigado.

Nesta quarta-feira (4), o estudante foi ouvido pela Delegacia Especializada no Atendimento às Vítimas, onde detalhou o episódio. Segundo a Polícia Civil, as imagens deixam claros os fatos narrados. Outros alunos que presenciaram a cena também deverão prestar depoimento.

O professor foi afastado das atividades na unidade de ensino enquanto as investigações seguem. Ele poderá responder por injúria racial e discriminação.

Ainda de acordo com a polícia, o adolescente afirmou que só retornou às aulas após saber do afastamento do professor. Ele também declarou que já havia visto situações semelhantes na televisão, mas nunca imaginou vivenciar algo parecido.

A Polícia Civil informou ainda que, tanto o professor quanto o estudante que teria iniciado a situação ainda serão ouvidos no decorrer do inquérito.