A operação Strozzino, deflagrada na manhã desta terça-feira (18) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MPSP), em parceria com o 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar e a Polícia Civil, mirou um grupo suspeito de ligação com lavagem de dinheiro, usura e organização criminosa em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O líder do grupo é suspeito de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Ao todo, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão. As autoridades também cumprem outras medidas cautelares, em especial a indisponibilidade de bens até o limite de aproximadamente R$ 5 milhões.
Segundo a investigação, o grupo investigado fazia lavagem de dinheiro ilícito por meio de atividades lícitas, como a comercialização de veículos e imóveis. Para isso, eram usadas empresas de fachada ou registradas em nome de laranjas. O líder da organização criminosa investigada possui relação com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), e foi alvo da Operação Gênesis, deflagrada em setembro de 2021.
Até o momento, foram apreendidos um iPhone 11, uma motocicleta XR250 Tornado (furtada), um notebook, diversos documentos, uma pistola e 12 munições, um iPhone 17 e um CPU. Além disso, 39 veículos, ligados ao investigado, foram bloqueados judicialmente.