Grêmio é o time que mais sofre com 'Lei do Ex' no Brasileirão desde 2021; veja levantamento

Tricolor Gaúcho foi castigado 23 vezes por ex-atletas nas últimas quatro edições da competição

Por O Globo 18 de Outubro de 2025 às 08:21
Compartilhe Google News
 Grêmio é o time que mais sofre com 'Lei do Ex' no Brasileirão desde 2021; veja levantamento
Imagem: Grêmio é o time que mais sofreu com Lei do Ex no Brasileirão desde 2021 (FOTO: Vitor Silva/Botafogo)
Quando um ex-jogador do seu clube entra em campo para enfrentá-lo, parece que as chances de sofrer um gol exatamente dele aumentam muito. Os torcedores conhecem esse fenômeno como "Lei do Ex". E, segundo um levantamento feito pelo Bolavip Brasil, quem mais sofreu com isso nas últimas quatro edições do Campeonato Brasileiro foi o Grêmio.

Desde 2021, o Tricolor Gaúcho foi castigado 23 vezes por ex-atletas. Logo atrás aparecem o Internacional, com 19 gols sofridos por ex-jogadores, e o Santos, com 18. O Palmeiras (17) e o Atlético Mineiro (15) completam o grupo dos cinco times mais afetados.

Entre os jogadores que mais aplicaram a "Lei do Ex”, quem lidera o ranking é Luciano, que atualmente está no São Paulo, com 11 gols marcados contra ex-clubes. Em seguida vem Yuri Alberto, com 9, e Pedro Raul, com 6. O atacante do Ceará poderá ampliar a quantidade de gols, já que enfrenta o Botafogo nesta rodada.

A rodada deste fim de semana do Brasileirão, inclusive, tem novos potenciais casos de “Lei do Ex”. O principal, sem dúvidas, é o do meio-campista Andreas Pereira, do Palmeiras, que enfrentará o Flamengo, domingo, às 16h, no Maracanã, em um confronto direto na luta pelo título da competição.

William José, em Bahia x Grêmio, Reinaldo, em Mirassol x São Paulo, Cano, em Fluminense x Vasco, Arthur Cabral, em Ceará x Botafogo, e Guilherme Arana e Fausto Vera, em Corinthians x Atlético-MG, também podem marcar contra seus ex-clubes.