Um a cada oito municípios do Brasil está em situação de emergência por seca ou estiagem

Consequência das mudanças climáticas, a escassez hídrica está cada vez mais presente no país

Por Luis Felipe Azevedo, O Globo 18 de Outubro de 2025 às 06:02
Compartilhe Google News
Um a cada oito municípios do Brasil está em situação de emergência por seca ou estiagem
Imagem: Período da seca, em outubro de 2024, no Rio Castanho, no município de Careiro, no Amazonas (FOTO: Guilherme Horta/FGVces)
A proximidade do nível da água no sistema Cantareira atingir recorde de esvaziamento em uma década não representa um caso isolado no país. Consequência das mudanças climáticas, a escassez hídrica está cada vez mais presente no Brasil. Dados disponibilizados pelo governo federal mostram que 756 municípios têm situação de emergência em vigor por secas ou estiagens (13,5% das cidades do país).

Desde agosto, foram 22 novos reconhecimentos. O Piauí é o estado com maior ocorrência de registros, totalizando 16. Seguido pela Bahia, com 3, e Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, com 1 cada.

As estiagens e secas são os desastres naturais mais comuns no país desde 2000 e já provocaram mudanças em diversas áreas do Brasil. É o que apontou o anuário divulgado em janeiro pelo Centro Brasil no Clima e pelo Instituto Clima Sociedade.

Entre os destaques do estudo, pela primeira vez, em 2023, foi registrada a existência de uma região de "clima árido" no Centro-Norte da Bahia. No outro extremo, o estudo reforça as previsões de que o aumento do nível do mar irá afetar cidades como Vitória, Rio de Janeiro e Santos.

De acordo com o documento, as secas e estiagens, como as sofridas pelo Brasil no ano passado, são 44,2% de todos os desastres ambientais registrados no país até 2023. Enxurradas, chuvas intensas, inundações e alagamentos, como os registrados no Rio Grande do Sul, representam 36,8% de todos os desastres no mesmo período.