
HE do Agreste registra mais de 80 atendimentos por violência física e sexual em setembro
Os números foram divulgados por meio do boletim que consolida mensalmente os casos acolhidos na unidade hospitalar
Por Redação NN1 com Ascom HEA
17 de Outubro de 2025 às 20:02
.jpg)
Imagem: Área Lilás do HEA funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com equipe multiprofissional para acolher as vítimas de violências - Fotos: Pedro Torres / Ascom HEA
A Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou 87 atendimentos a vítimas de violência física e sexual em setembro deste ano. Os números foram divulgados por meio do boletim que consolida mensalmente os casos acolhidos na unidade hospitalar.
Os dados também apontam que 40% dos episódios ocorreram na própria residência vítima, e 28% na residência do agressor. O levantamento reforça a predominância do ambiente doméstico como local das agressões.
Foram contabilizados 54 atendimentos relacionados à violência física, correspondendo a 62,1% do total de casos registrados no período. Desse número, 48 vítimas são do sexo feminino e seis do sexo masculino.
A distribuição por faixa etária mostra que oito casos ocorreram com crianças de até 13 anos, e sete casos com adolescentes de 14 a 18 anos. Já 39 casos atingiram pessoas adultas acima de 18 anos.
Violência Sexual
No mesmo período, 33 atendimentos foram relacionados à violência sexual, o que representa 37,9% do total. Entre as vítimas, 29 são do sexo feminino e quatro do sexo masculino.
A maior concentração está entre crianças e adolescentes até 13 anos, com 20 casos, o equivalente a 60,6% das ocorrências dessa natureza. Foram registrados ainda seis casos entre adolescentes de 14 a 18 anos e sete casos envolvendo pessoas adultas.
Perfil das Vítimas
Entre as pessoas atendidas pela Área Lilás em setembro, 73,6% se autodeclararam pardas; 18,4%, brancas; e 5,7%, pretas. Além disso, 89% dos casos registrados, seja violência física ou sexual, envolveram vítimas do sexo feminino, o que mantém o mesmo padrão observado em levantamentos anteriores.
%20(1).jpg)
Assistência
A Área Lilás é um serviço vinculado à Rede de Atenção às Violências (RAV) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O serviço conta com equipe multiprofissional e protocolos específicos para garantir assistência em saúde, escuta qualificada e encaminhamentos jurídicos e sociais 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
A Área Lilás é referência para acolhimentos na II Macrorregião de Saúde de Alagoas, composta por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. “Os números mostram que a maioria dos casos acontece dentro de casa ou envolve pessoas próximas, o que exige um olhar atento e uma rede de proteção fortalecida. Cada atendimento realizado aqui representa um passo importante para garantir acolhimento, segurança e acesso aos direitos das vítimas.”, afirmou a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do HEA.
Últimas notícias

VÍDEO: Acidente com ônibus deixa mortos e feridos no Agreste de Pernambuco

Um a cada oito municípios do Brasil está em situação de emergência por seca ou estiagem

Moraes dá 5 dias para defesa de Fernando Collor explicar tornozeleira eletrônica desligada e alerta sobre possibilidade de prisão

Antes de se aposentar do STF, Barroso vota por descriminalizar o aborto até 12 semanas de gestação

Diretor da Inter fala sobre Neymar e debocha de rumores: “Bobagem”

Conmebol anuncia árbitros das semi da Libertadores e Sul-Americana

Paciente morre após colisão envolvendo ambulância e carro na AL-105, em Matriz de Camaragibe
.webp)
Guarany e Cruzeiro entram em campo neste sábado (18) na finalíssima do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão
.jpeg)