Ancelotti diz esperar por Neymar e cogita testá-lo como falso 9

Técnico da seleção deixa portas abertas para volta de meia-atacante, mas reforça necessidade de intensidade física

Por Klaus Richmond, do Rio de Janeiro, Placar 08 de Novembro de 2025 às 07:57
Compartilhe Google News
Ancelotti diz esperar por Neymar e cogita testá-lo como falso 9
Carlo Ancelotti não demonstra qualquer mínimo incômodo ao falar sobre Neymar. Embora jamais tenha incluído o jogador do Santos em alguma das quatro listas de convocados desde que assumiu como técnico da seleção brasileira, em maio deste ano, e veja o tema ser recorrentemente citado, ele não se importa em repetir explicações sobre a ausência.

Ancelotti disse também alimentar expectativas pela volta da melhor versão física de Neymar, mas externou que vislumbra utilizá-lo em uma posição diferente da que joga atualmente: como um falso 9.

“Sim, sim (risos), [a pergunta que mais ouvi até aqui foi] sobre Neymar, mas é algo normal porque ele é uma lenda do futebol brasileiro. Então, é normal. Sei que todo mundo quer que o Neymar volte a sua melhor condição física. E também a CBF, o treinador, o estafe técnico da seleção esperam que Neymar possa voltar ao seu melhor nível”, afirmou o italiano, reiterando não se incomodar com o tema: “não, nenhum problema”.

“A verdade é que o futebol de hoje pede muitas coisas. Não só o talento, mas também a condição física, a intensidade… tomara que o Neymar esteja em seu melhor nível”, completou em outro momento.

As chances de aproveitamento pelos lados do campo, onde construiu a maior parte da carreira, já estão descartadas pelo treinador.

Surpreende, contudo, a afirmação de que poderia ter como posição ideal para o atleta do Santos com a amarelinha a função mais avançada, que só exerceu em poucas partidas pelo clube paulista na temporada – nas derrotas por 1 a 0 para o Botafogo e por 3 a 0 para o Mirassol, e em parte do duelo diante do Flamengo, quando marcou o gol decisivo da vitória por 1 a 0. Todas as partidas pelo primeiro turno do Brasileirão.

Desde a reta final da passagem pelo Paris Saint-Germain, Neymar tem sido utilizado praticamente só como um meia-atacante.

“Eu acho que ele tem que jogar [na faixa] mais central, não como extremo porque os extremos no futebol de hoje são jogadores que você precisa que ajudem também a nível defensivo. Quando joga um pouco mais por dentro, o trabalho defensivo é muito menor do que quando atua como um extremo. E também acho que um jogador com muito talento, mais perto do gol, tem mais oportunidade de marcar gols. [Falso 9] pode ser a sua posição ideal”, explicou Ancelotti.

Na última entrevista coletiva, o treinador afirmou não ter conversado com Neymar para justificar sua ausência. O camisa 10 se recuperou recentemente de lesão grau 2 no músculo reto femoral da coxa direita, que o afastou por 48 dias, e atuou só por alguns minutos no último fim de semana, diante do Fortaleza.

Neymar terá apenas a Data Fifa de março de 2026 para mostrar serviço a Ancelotti antes da Copa do Mundo. Em agosto, o treinador chegou a afirmar que um atleta como ele “não precisa ser testado”, mas também fez um alerta que não chamará um jogador que “não possa ter intensidade durante a Copa”.

 Ancelotti respondeu ainda como lidaria com situações polêmicas extramcapo do jogador, como a presença de seu pai e de amigos pessoais no hotel da seleção brasileira – fato registrado durante a Copa da Rússia, em 2018.

“Esses temas não tenho que falar com Neymar e com nenhum outro. A CBF tem uma organização, uma programação e é isso. Os jogadores estão juntos quando tem que estar juntos. Há um programa, um calendário e tem que cumprir isso”, concluiu.